Deixe a Casa Alugada com a sua Cara sem Reformas

Escrito por

Finalmente você encontrou um ótimo apartamento para alugar… mas ele é tão impessoal! Calma: a seguir damos boas dicas para tornar esse imóvel num verdadeiro lar, espelhando a sua personalidade – e o melhor: sem grandes reformas. Confira.

Apartamentos alugados podem apresentar alguns obstáculos na hora de você dar a ele o seu toque pessoal.

Em geral, os proprietários não aceitam modificações estruturais mais drásticas. Além disso, a maioria dos inquilinos não planeja investir em grandes reformas num imóvel que não lhes pertence.

No entanto é possível, sim, fazer maravilhas a partir de pequenos toques especiais e peças que, ao final do contrato, você poderá levar para uma nova casa. Veja a seguir.

Modifique as Superfícies: Pisos e Paredes

tapeteDois dos grandes elementos de impacto num ambiente são o piso e as paredes. Eles são o pano de fundo essencial da decoração, e fazem toda a diferença na hora de personalizar um cômodo.
Portanto, escolha um tom que se harmonize com os seus móveis e mãos à obra!

Banheiros e cozinhas também ganham uma nova cara com adesivos para azulejos.

No chão, a grande mudança ficará por conta de tapetes. Eles não apenas personalizam a decoração como dividem espaços, são acolhedores e cobrem possíveis imperfeições.

Objetos Especiais para um Toque Pessoal

Vista o seu novo lar com tecidos e estampas que expressam a sua personalidade. Isso pode ser feito com cortinas, capas para sofás, colchas e almofadas, por exemplo.

Objetos marcantes como estantes e espelhos também fazem uma grande diferença. Quadros dizem muito a respeito do morador e devem ocupar as paredes.

Luminárias podem ser chave para mudar o clima da casa. Coloque-as em pontos que pedem luz focal e acenda-as, ao invés de usar spots de teto. Isso personalizará a iluminação e o cômodo será percebido de outra forma.

Cogite dividir os espaços com biombos: eles são lindos, podem ser posicionados com grande facilidade e sempre pode ser dobrado e levado para outro lugar.

Abra Espaço para as Plantas

sala plantaPlantas revitalizam qualquer casa. Encontre um canto estratégico e providencie uma espécie que se adapte bem às condições (pouca luz, grande umidade, etc).

Uma vaso com um arbusto ou uma árvore de pequeno porte pode ter um impacto imenso no ambiente.

Se a vista da janela não é das melhores, ataque com plantas diversas: elas humanizam a perspectiva.

Neste caso, tome sempre cuidado para que elas estejam amparadas por grades ou telas de proteção.

Preste Atenção aos Pequenos Detalhes

Existem detalhes para os quais a princípio não damos atenção – mas uma vez bem observados, fazem a maior diferença.

Puxadores de armários, maçanetas, porta-toalhas, ganchos de pendurar objetos  espelhos de tomadas e interruptores são pequenas assinaturas que mostram que você ocupou aquele espaço com carinho – e por inteiro.

Esses itens podem expressar a identidade do novo morador caso o proprietário não permita sequer a pintura de paredes.

E o melhor: existem muitos modelos que custam pouco e são cheios de design.

Outro fator também considerado um detalhe – mas muito poderoso – é o cheiro. Ele é o sentido mais primitivo que temos e, por isso, muito poderoso.

Um bom perfume de ambientes pode mudar a energia da casa e imprimir uma relação mais pessoal com aquele imóvel recém ocupado. Escolha um odor suave e liberte-o em forma de spray, velas ou varetas em líquido.