Adesivos para Azulejos: Renove Banheiros e Cozinhas

Escrito por

Hoje em dia é fácil, rápido e barato renovar um ambiente da casa – até mesmo ambientes cobertos com azulejos, como banheiros, cozinhas e lavanderias.
Não é mais preciso realizar obras caras e demoradas para a troca de azulejos: afinal, além da pintura, há ainda a alternativa dos adesivos.

Ou seja, você pode manter os azulejos que já tem e simplesmente decalcar sobre eles adesivos com as medidas exatas das peças.

É uma solução perfeita para os casos de aluguel, que dificultam grandes mudanças na decoração.

O efeito é incrível e quebra a monotonia.

Veja a seguir como fazer.

Ambientes Ideais para Receber Adesivos

adesivos de azulejos

Adesivos de azulejos florais em parede lisa

É possível adesivar qualquer azulejo. No entanto, já que os adesivos vem com estampas, o ideal é que o azulejo seja liso – não necessariamente branco, mas sem padrões.

Isso acontece não só porque o padrão original do azulejo pode interferir no acabamento do adesivo, criando relevos, como também porque em geral não se adesiva áreas inteiras: usa-se alguns adesivos em série e deixa-se o resto dos azulejos em evidência.

Evidentemente, apenas azulejos de paredes devem receber os adesivos: apesar de duráveis, eles não são resistentes a pisadas.

Os ambientes mais visados são os que tradicionalmente recebem azulejos, ou seja, banheiros e cozinhas.

Banheiros exigem adesivos em vinil, que são resistentes à umidade.

Já na cozinha, cuidado para não ficar muito perto de fogões, já que os adesivos podem ser inflamáveis: deixe sempre 10 cm de distância de qualquer fonte de fogo.

Vale lembrar que, embora sejam destinados à cobertura de azulejos, nada impede que você use adesivos em paredes lisas, bem rebocadas, ou mesmo de gesso. Basta que esteja bem lixada e livre de poeiras.

Adesivos para Azulejos: Características e Modelos

adesivos para azulejos

Adesivos para azulejos em padrões portugueses coloniais

Adesivos para azulejos são feitos de vinil, com espessura média de 0,10mm. Pode ser brilhante, semibrilhante ou fosco.

Os modelos de maior sucesso são os que simulam os padrões dos ladrilhos hidráulicos. Por virem em conjuntos aonde um é diferente do outro, permitem a formação de mosaicos.

Outros padrões bem cotados são o dos azulejos portugueses coloniais, os de estampas vintage, antigas, e os geométricos mais minimalistas.

Há, ainda, adesivos temáticos, próprios para a cozinha. Eles vem com estampas de panelas, frutas, verduras, cupcakes…

E também é possível escolher uma imagem da própria internet, enviar o arquivo para o fabricante e ele produzir nas medidas e quantidades que você estipular.

Prefira sempre adesivos que vem com camada de proteção para limpeza.

Escolhendo Adesivos para Azulejos

adesivos para azulejos

Adesivos para azulejos com xícaras

O primeiro passo para encomendar seu adesivo para azulejos é tirar a medida exata das peças e verificar a quantidade que vai usar.

Em geral os adesivos vem nas medidas 10 cm x 10 cm, 15 cm x 15 cm ou 20 cm por 20 cm, mas isso varia de fornecedor para fornecedor.

Existem alguns, inclusive, que fazem sob medida e que comercializam por unidade.

É importante tirar as medidas para saber se a estampa que você quer existe no tamanho que você precisa.

Você pode encomendar os adesivos através de sites de gráficas especializadas nisso. Certifique-se de que eles serão entregues em embalagens firmes que os protegerão de amassados.

Se quiser ter uma ideia de como o seu ambiente vai ficar com os adesivos, você pode imprimir as estampas desejadas no tamanho dos seus adesivos, recortá-las e prender sobre os azulejos com fita crepe.

Aplicação de Adesivos para Azulejos

adesivo azulejo banheiro

Adesivos para azulejos geométricos

Adesivos em azulejos são de rápida aplicação. Além disso você pode combinar as peças como quiser, não faz sujeira, são relativamente baratos e são fáceis de retirar, não deixando rastros.

As melhores marcas fornecem manuais com o passo a passo da aplicação. Mas no geral ela se segue da seguinte forma: em primeiro lugar, limpe bem a cozinha, banheiro ou lavanderia duas horas antes da instalação dos adesivos.

Retire cuidadosamente o papel da cola que vem no verso do adesivo: isso evita que ele amasse.

Uma forma de evitar a formação de bolhas na hora de decalcar o adesivo à superfície é borrifar uma solução de água e detergente neutro na parte com cola e sobre o azulejo.

Ainda assim, você pode contar com a ajuda de uma espátula ou um cartão de crédito.

Se você pretende colar adesivos em azulejos próximos a rodapés ou armários embutidos, cole-o até o limite e retire o excesso com estilete.

Manutenção dos Adesivos para Azulejos

Depois de aplicar os adesivos de azulejos, não cozinhe por aproximadamente 12 horas, já que os vapores e a gordura dos alimentos podem atrapalhar a fixação.

Limpe os azulejos adesivados com pano úmido e um pouquinho de detergente. Não use álcool, desengordurantes, limpadores pesados ou produtos à base de cloro, nem escovões.

Não esfregue muito a superfície do adesivo para não desbotar os desenhos.