Criança precisa brincar – e muito! Faz bem para o desenvolvimento dela. No entanto, muitas vezes o espaço dentro de casa não é suficiente. Por isso, muitos condomínios tem investido na brinquedoteca, espaço lúdico dedicado à diversão dos pequenos. Veja a seguir como montar uma.

Um Espaço de Brinquedos do Jeitinho que os Pequenos Gostam

A principal funcionalidade desse espaço é proporcionar uma área divertida e com bastante interação para brincar e fazer bagunça. Por isso é indispensável que o ambiente seja alegre e divertido, e uma das maneiras de criar esse clima é utilizando cores e texturas.

A ideia é criar um local acolhedor e apropriado para acomodar a criançada e que possa ser utilizado o ano inteiro, pois ele será ótima opção para dias de chuva ou muito frio.

brinquedoteca 4

Coloridas e recheadas de brinquedos, as brinquedotecas também podem ter pufes estofados de diversos tamanhos, modelos e cores, que servirão tanto para as crianças quanto para os adultos que as acompanham.

Podem ser inseridos, também, tatames no chão, para proporcionar maior conforto; paredes-lousa para desenhar; e caixas para guardar brinquedos, como bolas, pinos de boliche, cubos e blocos.

Há a possibilidade de instalar um aparelho de som ou disponibilizar uma TV para que os pequenos moradores assistam filmes infantis e educativos.

Outras Vantagens

brinquedoteca 2Brinquedotecas resolvem o problema de armazenamento dos brinquedos que vão se acumulando ao longo do tempo e também estabelecem um lugar onde a criança possa se sentir bem à vontade.

Além de proporcionar um ambiente de diversão, a brinquedoteca promove a interação e prepara para o convívio social. Brincar no mesmo espaço e dividir alguns brinquedos desperta o compartilhar e o respeito por outras crianças.

Ela ajuda também a evitar problemas como corre-corre e algazarras em outras áreas do condomínio, o que às vezes pode incomodar outros moradores.

Alguns Cuidados

Normalmente, crianças de todas as idades brincam nesse espaço. Portanto é necessário ter atenção com brinquedos pequenos, que podem ser engolidos, ou pontiagudos.

Outro ponto importante a ser observado é a escolha dos móveis, que devem ter cantos arredondados e resistentes: assim acidentes serão evitados.

Mais sobre segurança em brinquedos infantis: Como Escolher um Playground Seguro

Como Montar uma Brinquedoteca

Veja algumas dicas para montar uma brinquedoteca para a criançada:

Onde fazer

Para montar uma brinquedoteca qualquer lugar limpo e bem arejado pode ser utilizado, já que não se tem uma exigência mínima de espaço. O importante é que as crianças se sintam confortáveis.

O piso

brinquedoteca 5Não há um padrão sobre qual material deve ser usado para revestir o chão. O piso ideal é aquele que gerar maior conforto para as crianças brincarem e que, ao mesmo tempo, evite o atrito e diminua barulhos que possam atrapalhar ambientes próximos.

Normalmente é usado piso vinílico, também conhecido como carpete emborrachado, por ser de fácil manutenção e limpeza. Outra opção são os carpetes de fibra, que oferecem bastante conforto, mas requerem maiores cuidados na hora da manutenção.

Como guardar os brinquedos

Para guardar os brinquedos é recomendado deixá-los onde as crianças tenham o acesso mais fácil, como prateleiras, cestas e caixas.

No caso das prateleiras deve ser observado que o ambiente será frequentado por crianças de várias idades, logo, existem alguns cuidados, como utilizar móveis de cantos arredondados.

Estantes e prateleiras devem ser chumbadas na parede com reforço, para evitar batidas ou que elas caiam sobre as crianças.

Quais os brinquedos mais utilizados

Gangorras e piscinas de bolinhas sempre fazem muito sucesso. Há também mesinhas para brincar de desenhar, massa de modelar e bichos de pelúcia.

Nas brinquedotecas há também a possibilidade do uso de jogos eletrônicos e vídeo games.

Qual a faixa de idade que uma brinquedoteca atende

Crianças de várias faixas etárias podem utilizar a brinquedoteca, desde crianças que estão começando a dar os primeiros passos até aqueles que já estão na pré-adolescência, por volta dos 13 e 14 anos.

Recomenda-se sempre que haja um adulto por perto para supervisionar as atividades dos pequenos.

Autoria: Texto elaborado por Guilherme Nol, assessor da construtora Tibério

.