Playgrounds e áreas de lazer são a felicidade da criançada! Além de garantir horas de diversão, brincar ali permite que elas pratiquem exercícios e interajam com outras crianças, ou seja, assegura entretenimento e saúde. Mas, como os pais podem identificar se um parquinho é realmente seguro? Ou como podem escolher os brinquedos para o play ou área de lazer de seus filhos? Saiba como montar um playground adequado e identificar possíveis riscos![clear]
Videogames, smartphones, tablets, cada vez mais as tecnologias estão presentes na vida das crianças, mas os parquinhos ainda são unanimidade entre os pequenos.
Consultamos alguns especialistas que nos contaram quais os melhores materiais para cada local e idade, e quais cuidados devem ser tomados na hora de escolher o melhor brinquedo para o play ou de supervisionar a criançada.
Para quem está planejando montar um playground, leve em consideração a idade das crianças que o utilizarão, a quantidade de usuários, a exposição ao tempo e ao clima e o espaço disponível para os brinquedos. A segurança deve estar acima de tudo.
[h2 type=”2″]Como Escolher o Material do Brinquedo para o Play[/h2]
Madeira, plástico, ferro… as opções são muitas.
Na hora de escolher pondere a idade das crianças que irão brincar e o local no qual os brinquedos serão instalados.
Vinitius Penteado, fundador da corretora Do Seu Jeito Imóveis, teve que se especializar no assunto, já que a busca pela área de lazer perfeita é uma prioridade na hora da comprar um imóvel.
Ele explica: “Os brinquedos para ficar na areia, geralmente são de madeira com alguns espaçamentos entre eles para que a areia não acumule no brinquedo.
Em caso de próximos à maresia os brinquedos de madeira são ideais, já que os de ferro enferrujam.”
Ele também indica os modelos de ferro e madeira para locais públicos, pois os de polietileno tem sua vida útil diminuída com o excesso de crianças.
E finaliza “Já em jardins vai do gosto do freguês, todos os três modelos podem ser utilizados”.
[h2 type=”2″]Brinquedos de Plástico São Mais Indicados para Gramado ou Pisos mais Firmes[/h2]
Keila Cristiuma, idealizadora do Sempre Materna, explica que os brinquedos de plástico rotomoldado absorvem muito calor, impedindo os pequenos de brincar nos dias mais quentes. Por isso, deve-se ficar atendo ao local de instalação, ela complementa
“É importante visualizar o ambiente do playground como um todo, separando os brinquedos por faixa etária e sinalizando qual a idade das crianças que podem utilizá-los”
Lucio Izzo, diretor da importadora de produtos infantis Girotondo, também faz um alerta. Brinquedos de rotomoldados plásticos são mais indicados para áreas onde há um piso de qualidade.
No gramado também fica bom, porém na areia ele risca e é danificado.
Ele ainda pede atenção aos brinquedos em si – independentemente dos materiais. Não devem possuir pontas. A altura dos módulos deve ser compatível a idade das crianças. Deve ser fácil para a crianças poder escalar e brincar.
[h2 type=”2″]A Idade Certa para Cada Brinquedo[/h2]
Quanto a idade das crianças, fique atento! Brinquedos de ferro, por exemplo, não são aconselháveis para os mais novos, costumam ser indicados para a partir de 10 anos.
Por lei os parquinhos devem ter notificações quanto a idade alvo. Vinitius faz um breve resumo das diferenças dos brinquedos.
Polietileno: indicados para crianças mais novas. São menores (cerca de 2 m) e o suporte é em tubo aço carbono, com pintura eletrostática e revestido em etaflon.
O acabamento é arredondado, para que as crianças não se machuquem ou se arranhem.
[clear]
Madeira: geralmente é de Eucalipto, com acabamento de esmalte sintético e altura de 2 metros. Indicado para crianças de 3 a 8 anos.
É interessante adquirir brinquedos com o Selo Verde, que significa que a madeira vem de um consumo inteligente, com reflorestamento.
[clear]
Ferro: Os tamanhos variam de 1,50m a 2,50m.
Podem ser feitos de ferro galvanizado com chapa fria de aço.
É indicado para locais com muita circulação de crianças.
Normalmente indicados para crianças de a partir de 10 anos.”
[clear]
[h2 type=”2″]Um Brinquedo de Parquinho no Quarto da Criança[/h2]
Com os cuidados adequados e a devida supervisão não há motivos para a criançada não cair na folia.
Falta de espaço não é problema para montar um play superbacana para os pequenos.
Em lojas especializadas você encontra todos os tipos de parquinhos para customizar de acordo com o seu projeto.
Ou mesmo modelos mais simples, vendidos de forma modular, perfeitos para qualquer tipo de espaço.
Isso mesmo, você pode montar um parquinho para seu filho.
No quarto mesmo, por que não? Se o espaço for pequeno abuse dos móveis!
Algumas empresas são especializadas em criar quartos que são verdadeiros parques de diversão!
Agora que já sabe como, é só começar a brincadeira.