Uso do Bambu na Decoração de Interiores

Escrito por

O bambu é um dos materiais naturais mais versáteis tanto na decoração de áreas externas como na de interiores.

Além de sustentável e muito forte, ele consegue estar presente tanto em projetos rústicos como contemporâneos. E não para por aí: o uso do bambu vai da estrutura de uma casa, passando por revestimentos, até chegar aos móveis e objetos.

Ele está presente em praticamente qualquer cômodo da casa – da sala ao quarto ao banheiro ou à cozinha. O bambu pode ser onipresente.

Conheça a seguir algumas sugestões do uso do bambu na decoração de interiores.

Bambu na Estrutura da Casa

estrutura bambuHá séculos países asiáticos e até mesmo latino-americanos, como Colômbia, Equador e Venezuela se utilizam do bambu na construção civil.

As vigas e pilares de uma casa, por exemplo, podem ser todas cobertas por bambu.

Se a construção for mais leve, como um bangalô, suas próprias estruturas podem ser feitas inteiramente desse material.

Neste caso, os pilares devem ser constituídos de bambus sem nós (aquelas divisões horizontais dos caules), de modo que fiquem totalmente ocos e permitam a passagem de varas de metais ou concreto, tornando-os mais resistentes.

Ou o contrário: estruturas metálicas podem ser substituídas pelo bambu, e este, em seguida, deverá ser coberto por concreto.

Em todo caso, é fundamental consultar um engenheiro para calcular a necessidade de resistência da estrutura e avaliar qual o melhor emprego do bambu.

Revestimentos em Bambu

piso de bambu

Piso laminado em bambu

O bambu é um excelente revestimento para toda a casa. Aqui, ele aparece em várias versões, das mais naturais às mais estilizadas.

Seja de espécies mais largas cortada ao meio, sejam mais finas e bem aglomeradas, o bambu serve como forração de tetos. Neste caso, é importante estruturar cuidadosamente a passagem de fiação elétrica para a iluminação do ambiente.

O piso é outra vedete desse tipo de madeira: com a tecnologia avançando, já é possível encontrar laminados de bambu, que costumam ser mais densos que os feitos de outras espécies.

Eles apresentam diferentes aspectos, do mais liso e uniforme ao rajado. Os nós dos caules podem, ou não ser aparentes. Pisos de bambu podem receber acabamento brilhante, dando uma aparência mais moderna e polida.

paredes bambuOutra maneira de utilizar o bambu na decoração de interiores é enfileirando os caules junto à parede, criando painéis ou até mesmo encostos (os chamados “espelhos”, ou cabeceiras) de camas.

A maneira mais atual de empregar esse tipo de madeira nas paredes é com pastilhas feitas dela. Elas são fixadas com cola de contato e, posteriormente, lixadas. Em seguida, aplica-se verniz fosco.

Móveis e Pequenas Estruturas Feitas de Bambu

O bambu faz enorme sucesso como divisória de ambientes – uma estrutura de menor porte que deve estar previsto no projeto de arquitetura ou decoração de interiores da sua casa.

mesa bambuDivisórias de bambu podem apresentar troncos simplesmente enfileirados ou um grande número de trabalhos e acabamentos, como o entrelaçado.

Elas podem, por exemplo, dividir diferentes ambientes de uma só sala (a de estar e a de jantar, por exemplo) ou do banheiro (o vaso sanitário e a pia).

Mais que isso: bambus dão belos biombos, cortinas, vasos, abajures, luminárias e praticamente qualquer móvel pode ter uma versão dele.

Camas, mesinhas laterais, mesas de centro, jantar, cadeiras, poltronas, sofás, estantes, molduras de espelhos e muito mais.

Bambu Mossô e da Sorte em Interiores

bambu mossoNaturalmente, as versões vivas do bambu podem ser usadas para renovar as energias da casa e trazer bem-estar.

Se você tem espaço suficiente e o local é iluminado, o bambu mossô é uma espécie de caule de fino para médio que, ao contrário dos outros bambus, não permanece completamente reto.

Necessita de um vaso mais largo, posicionado no chão, e pode chegar até o teto ou até mais.

Suas folhas são delicadas e graciosas.

Para arranjos de mesa há o bambu da sorte, muito conhecido por ser cultivado para ser comercializado em formato de parafuso.