gato persa

A alimentação do gato persa deve ser controlada, visto que são animais muito quietos, que tendem a comer mais do que gastam.

Se não receberem alimentação de qualidade e em porções controlados, podem facilmente se tornarem obesos, com graves conseqüencias para sua saúde.

Portanto, considere bem o tempo despendido e a disposição para esses cuidados antes de levar um persa para casa!

Saúde do Persa

Os persas são animais de saúde um tanto frágil, sobretudo no que tange a problemas respiratórios, que podem requerer constantes cuidados veterinários.

Antes de adquirir um exemplar da raça, considere também se está disposto a arcar com esse tipo de gasto.

A doença mais preocupante na raça, porém, é a Síndrome dos Rins Policísticos, abreviada pela sigla em inglês PKD (Polycystic Kidney Disease). Esta doença leva a falência renal, de forma lenta, progressiva e com muito sofrimento para o animal.

Felizmente, já existe hoje em dia um teste de DNA que detecta os animais portadores da PKD, tornando possível extinguir o nascimento de novos exemplares com a doença.

Se pensa em ter um gato persa, esteja atento para pedir ao criador os exames genéticos para PKD dos pais do filhote. Todo criador responsável testa seus animais para esta doença antes de reproduzí-los.

O Persa Branco e a Surdez

gato persa brancoNesta raça há uma associação genética entre audição e a cor da pelagem: é comum que os exemplares totalmente brancos com olhos azuis possuam problemas de audição.

Esses gatos normalmente não possuem nenhuma audição, e os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis podem ser surdos de apenas um ouvido.

Gatos Persas Famosos

O gato persa mais famoso é, sem dúvida o preguiçoso Garfield, que ficou conhecido nos desenhos de Jim Davis.

E eles também são grandes artistas: vemos persas atuando como o gato Snowbell, nos filmes “Stuart Little”; e Mr. Tinkle, em “Como Cães e Gatos”.

Padrões do Gato Persa

gatinho persaConfira abaixo o padrão da raça definido pela FIFe (Federação Felina Internacional):

Tamanho: Médio a grande: os machos são maiores que as fêmeas, pesando de quatro a cinco kgs, e as fêmeas de três a quatro kgs
Orelhas: Pequenas, arredondadas nas pontas e bem separadas
Nariz: Achatado, curto, largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores. Nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.
Corpo: De estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado.
Rabo: De comprimento curto, dobrado sobre o dorso. Fica entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal)
Pescoço: Curto e forte
Cabeça: De formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondadas, bochechas cheias
Pelagem: Comprida, densa, de textura fina e sedosa (sem ser lanosa)
Olhos: Grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando à face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante
Patas: Grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos

1
2
Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.