P2P/ Torrents

Os torrents, ou P2P (peer to peer, ou “ponto a ponto”), funciona com a ajuda de um programa que deve ser instalado no computador.

p2pA partir dele o usuário procura a música, o filme ou qualquer outro conteúdo multimídia que queira consumir.

O programa mostra uma lista de outros usuários também conectados a ele e que possuem o conteúdo. Em seguida, você baixa o arquivo a partir dele.

Quem hospeda os arquivos é o seeder, quem baixa é o leecher. Arquivos com mais seeders são, portanto, mais rápidos.

Às vezes o filme ou programa não possui legendas; então você deverá baixá-las em sites só de legendas.

Para facilitar o processo e conquistar indivíduos comuns foi criado o Popcorn Time, com uma interface bastante semelhante a do Netflix. Bastava clicar num pôster de uma atração que o programa iniciava o download.

Como os conteúdos baixados por torrent são ilegais – e, por conta de sua gratuidade e facilidade o Popcorn Time foi um grande sucesso – logo ele foi fechado, mas muitos outros sites semelhantes se propagaram e o acesso a programas via inernet P2P prossegue.

iTunes

É um programa originalmente da Apple, mas que agora existe para todo tipo de computador.

Lá você pode alugar ou comprar cópias digitais de filmes e seriados.

As cópias são em geral mais caras que as do Netflix, mas os filmes chegam antes no iTunes.

Apple TV: uma Categoria à Parte

A Apple TV se diferencia da IPTV e da TV online principalmente porque não inclui o fornecimento da banda larga e não requer o acesso a sites da internet.

Na verdade a Apple TV consiste num pequeno aparelho que se conecta à televisão, transformando-a numa smart TV.

apple tvIsso significa que não só é possível assistir a uma enorme diversidade de conteúdos sob demanda, com listas de reprodução que podem ser acessadas e assistidas a qualquer momento em formato streaming, como também leva conteúdos existentes em seu iPad ou iPhone para a telinha.

Filmes e fotos armazenadas nesses gadgets podem ser contemplados no televisor, sem a necessidade de cabos – além de permitir que videogames sejam escolhidos e acessados online, transformando o iPad ou iPhone em controles enquanto o jogo passa na TV.

Ela também conecta, de forma wireless, o computador Apple ao monitor televisivo, veiculando ali as imagens da tela do Mac, por exemplo.

Isso permite que um usuário da Apple TV também assine o Netflix e assista na televisão, ampliando ainda mais a variedade de conteúdos.

A Apple TV também dá acesso a exclusivas rádios online.

Tevê pela Internet: Tipos de Transmissão

São dois os tipos de transmissão audiovisuais possíveis pela internet: sob demanda, que são os mais comuns, ou ao vivo.

controle remotoSob demanda existem os já citados formatos IPTV, Netflix, Amazon, Hulu, iTunes e outros, com listas de reprodução constantemente atualizadas com novidades.

Para assistir programas ao vivo, como noticiário, shows de música, dança ou esportes, existem sites que compilam listas de canais de transmissão em tempo real.

Os conteúdos costumam ser agrupados por país.

Emissoras como a TV Globo também fornecem transmissões ao vivo diretamente de seu portal.

Vantagens da TV pela Internet

Existe muito mais variedade de filmes e programas na tevê via internet do que na TV à cabo. Mais que isso: alguns sites como o Netflix, por exemplo, já produzem filmes e séries exclusivos para seus assinantes.

Se o espectador possui interesses específicos, ele vai encontrar muito mais conteúdo a respeito deles na internet. Isso tende a aumentar, já que, por causa disso, cada vez mais produtoras criam filmes e programas para esses diferentes nichos.

Além disso, o valor da assinatura de um site de streaming é muito menor do que o de IPTV e TV à cabo.