Smart TV: a Internet na sua Televisão

Escrito por

 

O acesso à internet é uma realidade corriqueira para a maior parte dos brasileiros, seja por meio de celulares, tablets, computadores e até mesmo pela TV.

Embora ainda relativamente incomum, o televisor é um meio de acesso à internet que faz perfeito sentido: no conforto de seu sofá algumas pessoas já navegam por sites, canais de vídeos tipo Youtube, e-mails e redes sociais.

O acesso à internet é possível em aparelhos de TVs chamados Smart TVs. Esses aparelhos carregam uma tecnologia que torna o acesso online possível.

Tipos de Smart TVs

pen drive smart tvHá duas formas de receber o sinal da internet numa Smart TV.

Uma delas é o aparelho Smart com receptor integrado de Wi-Fi e a outra é sem.

TVs com sistema de Wi-Fi integrado são mais fáceis, já que a ligação não precisa ser feita via cabo.

Já as que não possuem o sistema integrado devem ser ligadas via cabo a um roteador.

Também é possível que o usuário compre um adaptador que parece com um pen-drive que faz a recepção do sinal via Wi-Fi.

Vantagens da Smart TV

A comodidade que se tem disponibilizando a internet numa Smart TV é que por ela você pode ter o benefício de assistir a filmes favoritos e acompanhar séries que gosta online, sem precisar ter o trabalho de baixar o conteúdo. Apenas pagando pelo serviço você terá tudo disponível no momento que quiser.

Além disso, as Smart TVs permitem que o usuário usufrua de aplicativos favoritos como Skype, Youtube, dentre outros. Os modelos vem com alguns aplicativos pré-instalados – mas qual virá instalado vai depender do fabricante e do modelo da TV.

Escolhendo uma Smart TV

smart tvEm primeiro lugar, é interessante saber que a faixa de preço varia de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00. Aí é uma questão de saber qual cabe no seu orçamento.

Verifique também o espaço disponível que tem em sua sala: afinal, você deve levar em consideração que elas variam de 32 a 84 polegadas.

Como Conectar a Smart TV à Internet

Adquiriu sua Smart TV e já tem uma conexão de internet em casa? Então veja os alguns passos para que você possa se conectar à internet pela primeira vez através do seu televisor sem que tenha dificuldades ou precise de ajuda de um especialista:

Smart TVs Com Wi-Fi Integrado

smart tvHabilite o sistema Wi-Fi na TV e certifique-se de que o seu modem tenha distribuição de internet por meio de Wi-Fi.

Quando tudo estiver ligado, acesse-a por meio do controle remoto na TV e busque pela rede de internet que tem na sua casa.

Ao encontrar, terão passos interativos na própria TV que o ajudarão a efetivar o acesso.

Smart TVs Sem Wi-Fi Integrado

Para este tipo de televisor você precisará estender um cabo de rede do modem de internet até o aparelho de tevê.

Mas se estender um cabo a longa distância for difícil, a solução é adquirir adaptadores que fazem a função de receber o sinal de Wi-Fi: basta conectá-los ao aparelho de TV.

Uma vez conectado, sempre busque, através do controle, pela rede, e siga os passos do menu interativo que aparecerá na sua tela.

Viu como é fácil?

Fonte: www.combomultinet.com
Autoria: Texto elaborado com apoio da equipe da Net.