As baterias automotivas podem apresentar defeitos, estando ou não em uso.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Principais Problemas[/h2]
- Em estoque, podem estar com os pólos de conexão amassados ou deslocados da caixa, por conta de pancadas sofridas no transporte, não permitindo a interligação dos cabos conectores;
- Pólos parcialmente derretidos, causado por curto-circuito durante utilização indevida de ferramentas;
- Caixa ou tampas quebradas ou furadas, com vazamento do eletrólito;
- Bateria danificada por uso incorreto, seja por conexão invertida (sobrecarga e deterioração rápida das placas de chumbo internas) ou por bateria solta nos suportes ou presilhas, causando danos internos pelos impactos sofridos durante a movimentação do veículo ao passar por desníveis do solo;
- Sobrecarga na bateria, causada por baixo nível de eletrólito ou pouca densidade do mesmo. O charge eyes (indicador de carga) está na cor amarelo ou clara.
[clear]Obs: A maioria das baterias seladas tem em sua parte superior o charge eye, ou visor de teste, indicando a condição por cores: verde (a bateria está carregada), preto necessita de recarga), amarelo (a bateria sofreu sobrecarga e provavelmente será preciso a substituição da mesma).
[h2 type=”2″ width=””]Baterias Convencionais[/h2]
Permitem que suas tampas sejam abertas para ter acesso ao nível do eletrólito e completar a água.
[h3 type=”2″]Problemas[/h3]
- Bateria com eletrólito contaminado por qualquer impureza;
- Após recarregar, o eletrólito apresenta alta densidade por motivo de adição de ácido sulfúrico, ou baixa densidade devido à substituição do eletrólito por água destilada, ou comum;
- Falta de eletrólito ou quando o nível estiver abaixo das placas (verificação visual ao retirar a tampa);
- Sobrecarga.
A sobrecarga é provocada quando uma corrente alta circula pela bateria por um muito tempo, seja período contínuo ou com interrupções.
Ao se aumentar a corrente de carga em uma bateria aumenta-se, consequentemente, as reações químicas em seu interior, em função do aumento de temperatura gerado por essas reações.
Em um determinado ponto, a energia em excesso se transforma em puro calor, ocasionando danos às vezes irreversíveis, causados pela formação de gazes em seu interior de hidrogênio altamente explosivo.
A temperatura alta também provoca a corrosão nas placas e a deformação mecânica nas mesma. Elas entortam e os separadores são queimados: é o fim definitivo da bateria.
O mau funcionamento do regulador de tensão também provoca sobrecarga na bateria, diminuindo sua vida útil.
[h3 type=”2″]Regulador de Voltagem Moderno[/h3]
Existem diversos modelos e tipos diferentes.
O regulador de voltagem ou tensão tem como principal função regular a tensão de saída do alternador para ser armazenada ou completar a carga na bateria.
Outra importante função dos reguladores de voltagem mais atuais é a compensação térmica, ou seja, quando a temperatura no motor aumenta, o regulador diminui a tensão de carga e a corrente enviada para a bateria, evitando que a temperatura máxima de trabalho da bateria ultrapasse 50º centígrados.
O uso prolongado dos acessórios tipo rádio, leitor de CDs e DVDs, amplificadores de áudio com alta potência e iluminação interna e externa contínua com motor desligado pode causar uma alta descarga na bateria, que, ao ligar o motor, passa a receber uma forte corrente do regulador até o limite do alternador.
As características mais comuns em baterias que ficam expostas a sobrecargas são:
- Caixa da bateria estufada ou deformada;
- Etiquetas ou rótulos queimados por excesso de calor;
- Complementação frequente de água destilada;
- Cor marrom escuro nas tampas ou eletrólito;
- Vazamento de Eletrólito pelo respiro das tampas;
- Indicador do estado de carga ” Charge Eyes” na cor amarelo ou clara;
- Visualização através da tampa removida de entorte ou empeno das placas ou as mesmas com trincas;
- Queima dos separadores das placas ou seu encolhimento.