Marie Kondo, a superestrela japonesa da organização do lar, tem maneiras muito particulares – e bem lógicos e eficientes – para arrumar as suas roupas. Confira e surpreenda-se.[clear]
Não basta lavar a roupa com todo carinho: é preciso saber dobrar bem as peças e aproveitar, da melhor forma possível, o espaço do seu guarda-roupas. A guru da arrumação Marie Kondo, é claro, tem as melhores dicas para isso.
[h2 type=”2″ width=””]Como Escolher as Roupas que Valem a Pena[/h2]
Para introduzir o método Marie Kondo ao seu closet, a primeira regra é juntar todas as roupas que existem na casa.
Não se esqueça de recolher a roupa suja e a que está no varal – tudo deve ser colocado no chão do quarto e sobre a cama. É preciso olhar para todas elas de uma só vez.
Em seguida, separe as peças de verão das de inverno. Se for inverno, comece organizando as roupas de verão, e vice-versa. Assim, você poderá se livrar daquelas que não gosta, sem se preocupar se precisará delas nos próximos dias.
O importante é que seu armário só acomode roupas das quais você realmente gosta e usa. O princípio de se desapegar do que já não usa é fundamental no método Marie Kondo.
Isso inclui as roupas que você usa para ficar em casa – que, em geral, são velhas e muitas vezes danificadas. É importante estar vestido com harmonia e dignidade em todos os momentos, principalmente dentro de casa, que é o nosso santuário.
[h2 type=”2″ width=””]Ordem Ideal de Arrumação das Roupas[/h2]
Marie Kondo acredita que a ordem em que você vai arrumar suas roupas é chave para ganhar consciência sobre o que você tem. Veja por onde começar:
- Blusas
- Partes de baixo, como calças, shorts, bermudas e saias
- Roupas de pendurar, como casacos, blazers, ternos e vestidos
- Meias
- Roupas íntimas
- Bolsas
- Acessórios, como cintos, óculos, bijuterias
- Roupas para momentos específicos, como biquínis e uniformes
- Sapatos[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Uma Nova Forma de Dobrar Roupas e Guardá-las[/h2]
Marie Kondo recomenda que, sempre que possível, você dobre as roupas ao invés de pendurá-las em cabides. As peças dobradas devem formar um retângulo, e então enroladas para serem guardadas na gaveta.
Dobre os dois lados da roupa para dentro, no sentido do comprimento. Dobre as mangas em seguida, e então sobre o retângulo ao meio. Finalmente, enrole a peça de roupa de modo que fique na altura da gaveta.
A peça deve ficar “em pé” sozinha. Assim, não devem ficar empilhadas umas sobre as outras e sim lado a lado. Isso, inclusive, facilita visualmente na hora de escolher ou encontrar uma roupa.
Também ocupam muito menos espaço: estima-se que passam a caber cerca de 30 itens no lugar de dez empilhadas.
É importante notar que tecidos mais finos precisam de mais dobras e os mais grossos, menos.
Não enrole meias em bolinhas: isso esgarça o elástico do tornozelo das peças e ocupam mais espaço. A ideia geral é evitar deformar as roupas.