Como Dobrar Camisetas

Escrito por

Ao lado da calça jeans, a camiseta é o básico encontrado em qualquer armário, de bebês a idosos. No entanto uma camiseta mal dobrada pode causar frustrações na hora de sair, exigindo ser passada uma segunda vez. Saiba a seguir como dobrá-las perfeitamente.

Quando o assunto é camiseta, a melhor dica é saber dobrá-la com sucesso depois de passada a ferro – e isso nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, camisetas são feitas de malha maleável que facilmente se dobra de qualquer jeito.

Às vezes a camiseta dobrada pode estar lisinha por fora mas cheias de vincos junto às mangas, por exemplo. Isso se aplica a qualquer peça de roupa que deva ser dobrada.

A solução é saber fazer as dobras nos locais e nos formatos certos. A boa notícia é que existe mais de uma maneira de fazer isso – e até mesmo acessórios para ajudar. Confira os segredos a seguir.

Modo Básico para Dobrar Camisetas

camisetas-gabaritoNo início a camiseta precisa estar bem passada. Coloque-a bem esticada, sem nenhum vinco, sobre uma superfície plana e limpa. O ideal é uma mesa, já que ela é ainda mais consistente do que o colchão de uma cama.

O verso da camiseta deve estar virado para você. Ou seja, sua frente fica olhando pra baixo. Posicione-a em pé, com a barra perto de você e a gola no lado oposto.

Risque uma linha imaginária que se inicia na metade de um dos ombros da camiseta e continua até sua barra. Faça essa dobra. A manga da camiseta se deitará sobre as costas da mesma. Repita com o outro lado.

Agora, vire a metade inferior da camiseta para cima. Pronto! ela está dobradinha!

Se ainda assim você encontrar dificuldades, faça um retângulo de papelão e use-o como gabarito, posicionando-o centralizado logo abaixo da gola. Assim, você poderá repetir os mesmos passos com uma referência visual firme. Ao final, é só puxar o gabarito por cima.

As medidas do papelão devem ser de 24cmx32cm para as peças masculinas e 22cmx29cm, para as femininas. Se você preferir, pode dobrar novamente a camiseta já dobrada: isso poupa espaço em gavetas e malas de viagem.
Atualmente existem pranchas de plástico com articulações no lugar onde os vincos devem ser feitos. É a forma mais rápida e garantida de obter camisetas bem dobradinhas.

Dobrando Camisetas ao Meio

Outra maneira comum de se dobrar camisetas é ao meio. Desta vez você a esticará de lado, com uma das mangas virada para você.

Em seguida, faça uma linha imaginária vertical bem no centro da peça, que deverá começar numa lateral e seguir até a que está mais perto de você. Seguindo esse risco, leve a barra da camiseta até embaixo da gola.

Vire as mangas para dentro e finalmente dobre a camiseta ao meio – desta vez de cima para baixo, de modo que apareça a metade da gola.

A única desvantagem dessa forma é que poderá formar um leve vinco central na hora de vestir a peça.

Método Marie Kondo para Dobrar Camisetas

O método Marie Kondo de dobrar camisetas é perfeito para as de mangas longas. Como sabemos, japoneses são exímios organizadores e possuem um forte por dobraduras – vide a arte dos origamis e das sacolas em furoshiki.

Portanto: Marie Kondo é uma japonesa guru da arrumação, com livros vendidos em todo o mundo e fila de espera de três meses para atendimento a domicílio. No vídeo abaixo está a sua maneira de dobrar camisetas e pulôveres. Confira!

Como Guardar Camisetas

Separe uma gaveta apenas para suas camisetas.
Em geral, numa delas cabem duas pilhas de camisetas dobradas normalmente, até a metade horizontal delas. Se é o caso do que você tem no seu guarda-roupas, perfeito.

Todavia, se a sua gaveta é mais apertada, o ideal é dobrá-las em rolinho – ou seja, enrolá-las dentro de seus próprios eixos depois de dobradas ao meio.

Isso economizará um bom espaço, permitindo que mais camisetas se encaixem ali.