Pedalando a Bicicleta com Segurança

Escrito por

Mesmo quando você vai de bicicleta, a ideia central deve ser a condução preventiva. Isso se torna ainda mais importante se você vai circular pela cidade. Confira a seguir algumas dicas de segurança.

A bicicleta é um dos melhores meios de transporte: não polui, não obstrui o espaço público e ainda movimenta o corpo.

Em épocas de maior concentração de pessoas, como no Carnaval ou outros eventos coletivos, é a melhor forma de ir de um ponto ao outro da cidade sem enfrentar engarrafamentos.’

No entanto, todo cuidado é pouco na hora de pedalar. Evite acidentes e contratempos com as nossas recomendações.

Bicicleta: Use Capacete, Luvas e Óculos

Passeio de biciletaO uso de capacete é absolutamente indispensável para a sua segurança, em qualquer que seja a forma de utilização de sua bicicleta.

Ao comprá-lo, escolha um modelo que atenda aos padrões internacionais de resistência, e ajuste-o corretamente em sua cabeça antes de começar pedalar.

Utilize luvas confeccionadas especialmente para ciclistas. Além de proporcionarem conforto, diminuem os riscos de ferimentos nas mãos em caso de queda.

Os óculos para ciclismo são também imprescindíveis, já que protegem os olhos do ciclista contra poeira, insetos e outros riscos.
Devem ser de boa qualidade, oferecendo perfeita visibilidade e resistência.

Antes de Sair, Sempre Verifique sua Bicicleta

Antes de utilizar sua bicicleta, certifique-se de que as rodas estão bem fixas, batendo com firmeza nos pneus no sentido de cima para baixo.
Havendo sinal de movimento, reaperte as blocagens ou porcas. Verifique os freios, o selim e a corrente, garantindo seus funcionamentos.

Mantenha a bicicleta em condições de uso, verificando periodicamente as regulagens e lubrificações necessárias nas partes mais sujeitas ao atrito.

Portar algumas ferramentas básicas ajuda muito (alicate, chave de fenda, grifo, chave inglesa e remendos de pneus). Observando esse detalhe, você nunca vai ficar na rua.

Andando de Bicicleta no Trânsito

Obedeça todas as leis de trânsito. As regras de trânsito estabelecidas devem ser acatadas pelo ciclista, uma vez que não existe uma legislação específica para uso de bicicletas.

bicicleta cidadeDirija sempre pela faixa da direita. Siga o fluxo do trânsito. Jamais trafegue pela contramão: ao contrário que se pensa, os riscos de uma colisão são bem maiores.
Seja previsível. Mantenha uma linha reta, antes de entrar, sempre sinalizando com as mãos, eventuais manobras (entrar à direita à esquerda, parada, etc.).

Preste atenção. Use seus sentidos, olhos e ouvidos, para alertá-lo sobre possíveis perigos, a tempo de evitá-los. Por isso, evite ouvir música enquanto pedala.
Cuidado com as grades de respiro e bueiros colocados nas ruas. Muitas vezes o espaçamento entre as barras é grande, o que pode ocasionar sérias quedas.

Faça valer seus direitos. Não permita que carros o forcem contra carros estacionados ou o meio-fio. Na falta de uma ciclovia, você tem direito à faixa.
Os ciclistas devem sempre manter-se à direita e junto ao meio fio.

Dirija defensivamente. Fique atento aos carros que aparecem de repente ou viram à esquerda na sua frente.
Se você prever o pior, ele raramente acontecerá.
Grite. É a maneira mais eficaz e rápida de avisar a um motorista que ele está pondo você em perigo, ou para alertar um pedestre distraído.

Prestar muita atenção nos veículos estacionados, pois existe a possibilidade de uma porta ser aberta de forma repentina. Portar sempre os documentos pessoais, inclusive com condição de problemas de saúde, caso existam.
Seja sempre gentil e nunca emita palavrões, mesmo em situações desrespeitosas ao ciclista. Somos diferentes e a nossa imagem deve ser preservada.

Dicas para Longos Trajetos de Bicicleta

bicicletas

Quando usar a bicicleta, procure vestir roupas leves e coloridas para que o ciclista seja visível quando em circulação. Essa atitude auxilia muito a segurança.
Portar uma caramanhola (garrafa para uso em bicicleta) contendo água ou energizante aumenta a autonomia do ciclista.

Para evitar roubos, leve uma pequena mochila com uma corrente e um cadeado ou trava de segurança para amarrar a bicicleta num poste ou local mais conveniente.

O usuário que gostar de pedalar à noite deverá obrigatoriamente equipar sua bicicleta com acessórios tais como refletores, faróis e piscas; que a tornarão visível aos motoristas de automóveis e correlatos.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Richard Masoner / Cyclelicious