Tenha Panelas Saudáveis na sua Cozinha

Escrito por

Panelas Teflon: As Mais Simples de Limpar

panelas teflonPanelas Teflon são as que possuem uma camada de material antiaderente, evitando que os alimentos grudem em sua superfície e facilitando sua limpeza.

Sua principal vantagem é que, por ser antiaderente, ela dispensa – ou exige o mínimo de – gorduras na hora de cozinhar, como óleos, manteiga ou azeite, por exemplo.

O alimento fica mais saudável e menos calórico.

Panelas Teflon devem ser lavadas com esponja macia, para não arranhar essa película. Jamais use palha de aço ou lâminas: elas poderão riscar as panelase, aí sim, liberar substâncias tóxicas.

Saponáceos também são contra-indicados pois podem enfraquecer o Teflon.

Em caso de manchas, esfregue pó de café com papel absorvente.

A Praticidade das Panelas de Aço Inox

panelas inoxPanelas de aço inox são as mais práticas e duradouras.

O aço inox não é um bom condutor de calor – por isso, seus fundos possuem camadas de outros materiais que distribuem as altas temperaturas do fogão uniformemente para o interior do utensílio.

Esse esquema é tão eficiente que não é preciso utilizar fogo alto para cozinhar com panelas de aço inox.

Alimentos com amido, como batatas e arroz, podem deixar marcas no fundo da panela. Remova-as com um pano embebido em suco de limão ou em vinagre.

Lave a panela com esponja macia e detergente. Não deixe-a secar naturalmente: use um pano de prato. O cloro presente na água pode manchar a panela.

Panelas de Ferro Podem Ser Terapêuticas

panela de ferro

Panelas de ferro são mais rústicas e cozinham tudo em menos tempo.

São bastante utilizadas para cozinhar alimentos para pessoas que sofrem de anemia, já que soltam partículas de ferro durante o cozimento do alimento.

Para que não liberem ferro excessivo, não esfregue muito ao lavá-la.

Prefira enchê-la com água e deixar ferver por alguns minutos, de modo que libere melhor possíveis restos de comida.

Em seguida lave com esponja macia e detergente. Você também pode usar sabão em barra, como glicerina ou coco. Para secar sem enferrujar, coloque-a num fogo bem quente.

Cuidado Redobrado com a Panela de Cobre

Assim como a panela de ferro, a de cobre também aquece com bastante velocidade. No entanto, ela é menos versátil: não pode cozinhar alimentos ácidos como limão, tomate e vinagre, pois essas substâncias liberam cobre excessivo e pode contaminar as pessoas.

Para evitar esse risco, no Brasil panelas inteiramente de cobre são proibidas: quando vendidas, possuem interior em aço inox ou Teflon.

Evite Panelas de Alumínio

panela aluminioPanelas de alumínio são leves, boas condutoras de calor e baratas.

No entanto, o alumínio é um metal que, mesmo em quantidades muito pequenas, pode causar problemas graves de saúde. Por isso panelas desse material são contra-indicadas por médicos e nutricionistas.

O Mal de Alzheimer, por exemplo, está ligado à intoxicação por alumínio.

Sal, limão, tomate e vinagre liberam ainda mais alumínio da panela.

Para saber mais sobre a manutenção de diversos tipos de panelas, leia o artigo Panelas e Cozinha.