Como organizar o cardápio para o Natal

Escrito por

Como organizar o cardápio para a festa do Natal?

O Que Servir no Natal

As comidas e bebidas deverão acompanhar o tipo de festa que você vai oferecer.

Você mesma pode fazer os pratos, entradas e sobremesas que serão servidos ou pode contratar um serviço de buffet com garçons e copeiras.

De qualquer maneira, pense em variar os pratos para que tenha opções para todos os gostos, mas não se sobrecarregue fazendo dez pratos diferentes, pois você chegará no dia tão exausta que não irá aproveitar a festa.

Buffet de Natal

ceia natal peruEm jantares ou almoços festivos, o ideal é planejar, no mínimo, três tipos de pratos principais: uma massa, um prato com carne, um prato de peixe – fora os acompanhamentos e saladas.

Assim, terá certeza que haverá para todos os gostos.

Esta composição tanto pode ser apresentada como buffet, ou em travessas distribuídas na mesa.

Jantar Estilo Gourmet para o Natal

Você também pode optar por um jantar mais elaborado e requintado, planejando uma entrada, uma salada, um a dois pratos principais e a sobremesa, onde todos os pratos dos convidados são preparados com antecedência na cozinha e servidos já prontos à mesa – ao melhor estilo dos restaurantes finos.

Claro que este tipo de recepção já requer ajudantes tanto na cozinha, como também para servir e tirar os pratos entre cada porção.

Natal: Organize o Cardápio com Antecedência

Escolha pratos que possam ser feitos ou pré-preparados no dia anterior ou até dois dias antes, tente aproveitar o seu tempo da melhor forma.

castanhas cerejasAs bebidas, entradas e sobremesas devem combinar com o tipo da festa e com os pratos principais, mas nada de fazer cinco sobremesas diferentes e mais cinco entradinhas: as frutas secas que encontramos nesta época do ano podem servir tanto de tira-gosto (nozes, castanhas, passas etc) como também de sobremesa.

Esse é um exemplo de como podemos otimizar nosso tempo sem prejudicar a qualidade do que será servido.

Lembre-se de servir bebidas não-alcoólicas também, mesmo que só tenha adultos na sua festa.

Um refrigerante ou água mineral entre um drink e outro ajuda a não deixar ninguém bêbado.