Como Organizar sua Casa sem Ter Empregada

Escrito por

Cada vez mais as pessoas tem se envolvido com a arrumação da própria casa sem a ajuda de uma empregada. Se você faz parte desse grupo, não se apavore! Sua rotina, com certeza, não é nada fácil, mas com um bom planejamento você encontrará tempo para organizar tudo.

Arrumação da Casa: Planeje

Antes de qualquer coisa, compre um calendário grande ou uma agenda eletrônica, o que você preferir. Mas você precisará ter uma agenda diária para ajudar a sua memória.

Se optar por comprar um daqueles calendários grandes, de pendurar na parede, deixe na porta da geladeira ou em uma parede da cozinha com as tarefas escritas em cada dia – com horário de início e término.

Para começar o seu planejamento, liste em uma folha de papel todas as tarefas que você faz. Tanto da casa quanto suas e dos seus filhos. Peça para seu marido ajudar.
Tente se lembrar de tudo, desde a troca de fraldas até o seu banho.

Depois, separe cada tarefa de acordo com o momento do dia em que precisam ser feitas. A preparação do café da manhã e o passeio para pegar sol, por exemplo, precisam ser logo cedo.

Converse com seu marido e veja o que pode ficar como responsabilidade dele. Mostre a lista a ele, assim ele poderá ter uma noção de como é o seu dia.

Seu Marido Deve Dividir as Tarefas Domésticas

pai banho criançaEle vai trabalhar de carro? Então faça uma lista de supermercado e deixe presa na geladeira. No dia de fazer as compras, entregue a lista e peça que, na volta para casa, ele passe no supermercado.

Dar banho nas crianças e colocá-las para dormir também podem ficar com ele enquanto você lava a louça do jantar e joga o lixo fora. Assim ele também cuida e dá atenção aos filhos, não só você.

Tanto a casa como os filhos são do casal, por isso as tarefas precisam ser divididas. Se ele trabalha fora para pagar as contas, você trabalha em casa – cuidando da rotina doméstica e das crianças.

À noite, cada um também precisa ter suas atividades bem definidas.

Agora que a sua lista de tarefas diminuiu um pouco, estabeleça dias e horários para cada atividade, conforme já descrevi acima. Dias para lavar e passar roupa e para cada atividade de limpeza.

Se você preferir deixar a faxina para o fim de semana, em um período do dia em que todos estarão fora, melhor ainda. Você acaba mais rápido.

Preparação das Refeições

A preparação das refeições ocupa uma boa parte do nosso dia, por isso precisamos aproveitar cada segundo. Aprender a fazer refeições saudáveis e rápidas é o primeiro passo.
Comprar hambúrgueres, nuggets e todo o tipo de comida processada não pode ser uma desculpa para a falta de tempo.

cozinhandoÀs vezes o tempo de descongelamento de um prato é maior do que a preparação de um bem fresquinho e saudável.

Além disso, a saúde dos seus filhos é o reflexo do que você coloca na mesa. Pense nisso antes de abastecer a geladeira.

Você precisa buscar informações para montar um cardápio nutritivo, saboroso e prático de preparar. A internet e os programas de culinária na televisão são uma excelente fonte.

Uma boa maneira de organizar as refeições é estabelecer um dia da semana para cada tipo de comida. Por exemplo, segunda é dia de frango; terça, de carne; quarta, de massa e assim por diante.

Você pode variar o prato de massa, por exemplo, a cada semana. Isso ajuda você a decidir por uma receita rapidamente e ninguém vai enjoar de comer sempre o mesmo prato.

Para a criançada aprender que a disciplina é necessária, mas também podemos ter um dia de folga. Estabeleça um dia da semana para as guloseimas e o que eles mais gostarem de comer.

No fim de cada domingo, você monta o cardápio da semana e aproveita para já deixar a lista do supermercado pronta, com todos os ingredientes que irá precisar.

Procure tirar proveito das facilidades que temos hoje, mas sem abrir mão da qualidade dos alimentos. É fácil encontrar legumes e grãos já selecionados, lavados, cortados e congelados, sem conservantes.

Existem pacotes com brócolis, couve-flor, ervilha, milho, entre outros, congelados. Basta deixar na água fervente por cinco minutos que ficam prontos para o consumo. Não é fantástico?
Da próxima vez que for ao supermercado, olhe atentamente na seção de congelados, mas tente resistir à tentação de levar mais um pacote de hambúrguer!

Envolva as Crianças na Arrumação da Casa

crianças arrumando casaUma ótima dica para envolver as crianças na manutenção da casa e educá-las desde cedo a serem organizadas é transformar em jogo as atividades domésticas.

Por exemplo, antes de começar a preparação para dormir, reúna todos da casa (inclusive os adultos) e diga que cada um tem 15 minutos para conseguir guardar no lugar certo cada brinquedo ou objeto fora do lugar.

Quem conseguir guardar mais objetos em menos tempo, ganha um ponto. No final do mês ou da semana, quem tiver acumulado mais pontos define o cardápio do dia da guloseima. Aposto que eles vão adorar!

Mas cuidado: alguns podem ser mais “espertinhos” e não guardar no lugar certo. Ou, simplesmente, jogar tudo dentro de uma gaveta. Fiscalize onde cada um guardou seus objetos antes de divulgar o ganhador.

Assim, as crianças se divertem e você fica com a casa arrumada todas as noites!

Divirta-se no Processo

O fundamental é você não perder o ânimo, por isso faça várias pequenas tarefas diariamente. Não dá tempo de ficar cansada e você sabe que vai ser rapidinho, não desiste antes de começar.

Ajuda muito fazer dessa rotina doméstica uma diversão: monte uma playlist de músicas bastante animadas e deixe tocando – você vai fazer da vassoura o seu microfone!

Nunca se esqueça que se divertir e descansar também precisam fazer parte da sua rotina.