Apesar de todos os avan?os tecnol?gicos que facilitam cada vez mais as nossas vidas, ainda n?o foi inventado um computador ? prova de panes.[clear]
Quando isso ocorre, usu?rios podem sofrem com a perda de dados: fotos, textos, documentos, planilhas e toda sorte de informa??es valiosas.
Para evitar esse tipo de problema, ? recomendado manter um (ou at? mais de um) backup de seguran?a com todos os seus arquivos.
[h2 type=”2″ width=””]O Que ? um Backup[/h2]
O backup ? uma c?pia de seguran?a das informa??es que voc? tem em um computador ou outro dispositivo (como tablet, smartphone etc).
Com essa c?pia, caso ocorra algum defeito com o HD do seu aparelho, ? s? importar os dados de seguran?a do backup e evitar que arquivos sejam perdidos para sempre.
[h2 type=”2″ width=””]Backup com M?dia F?sica[/h2]
[h3 type=”2″]CDs e DVDs[/h3]
Uma das formas mais comuns de backup ? utilizar CDs ou DVDs para armazenar os dados.
Geralmente o pr?prio sistema operacional do computador disponibiliza ferramentas que salvam os dados em formato de backup, podendo guardar eles no pr?prio PC ou, mais indicado, nessas m?dias f?sicas.
A principal vantagem de utilizar CDs e DVDs ? poder guard?-los em locais seguros e classificar e catalogar os dados etiquetando as m?dias.
J? as desvantagens s?o o pouco espa?o de armazenamento: caso seu backup seja muito pesado, ser? necess?rio usar v?rios CDs/DVDs. Al?m disso, s?o materiais fr?geis, que podem ser danificados por poeira e superf?cies pontiagudas, por exemplo.
Portanto, essa forma de backup ? mais indicada para quem precisa armazenar arquivos em uma quantidade menor e, al?m disso, catalogar e separar essas informa??es.
[h3 type=”2″]Pendrive e HD Externo[/h3]
Uma op??o mais pr?tica ? usar um pen drive para salvar os dados do backup.
Com uma capacidade de armazenamento maior (que pode variar entre 8 GB a 128 GB) e um tamanho bem pequeno e pr?tico, o pen drive pode guardar todas as suas informa??es de uma maneira port?til e ?gil.
Al?m disso, salvar arquivos em um pen drive ? muito f?cil, tornando o processo de fazer um backup mais acess?vel at? para quem n?o possui grande conhecimento de inform?tica.
O lado negativo ? que, caso voc? tenha que armazenar uma grande quantidade de dados, ir? precisar adquirir um pen drive com maior capacidade e, consequentemente, mais caro, ou ent?o mais de um pen drive de capacidade mediana.
Nesses casos, ? aconselh?vel utilizar um HD externo, que apesar de n?o ser t?o port?til quanto um pen drive, possui uma capacidade de armazenamento maior, dando conta de salvar seus dados integralmente.
Os modelos de maior tamanho ainda s?o caros, por?m ? um investimento que vale a pena considerando o custo-benef?cio.
Essa forma de backup ? mais indicada para quem precisa guardar uma grande quantidade de informa??o periodicamente.
[h2 type=”2″ width=””]Backup na Nuvem[/h2]
Al?m de fazer o backup em dispositivos de mem?ria, tamb?m ? poss?vel faz?-lo na pr?pria internet.
Utilizando a chamada tecnologia da nuvem, na qual os documentos e arquivos de um usu?rio ficam guardados em um servidor e disponibilizados online, ? poss?vel salvar seus dados na rede e acess?-los de qualquer computador ou dispositivo.
Essa forma de backup tem como principal vantagem a praticidade, tornando o acesso desses arquivos muito f?cil e ?gil, e a grande capacidade de armazenamento, j? que alguns servi?os disponibilizam at? 15 GB de espa?o gratuito.
Contudo ? preciso ter a consci?ncia de que, como esses dados est?o dispon?veis na web, eles est?o sujeitos a ataques de hackers ou problemas de funcionamento que exponham os dados, al?m de exigirem uma conex?o com a internet para serem acessados.
Os principais sistemas desse servi?o s?o o Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox e o iCloud, da Apple.
Agora ? s? escolher a forma de backup que melhor se adapte ?s suas necessidades e nunca mais sofrer com a perda de dados!