É chegado o grande dia. A cerimônia religiosa do casamento e o encontro festivo com familiares e amigos selam a união com a pessoa amada. Claro que tudo tem que sair como sonhado.
Esse sonho perfeito depende fundamentalmente do planejamento prévio. E, no caso do casamento, o plano começa com um ano de antecedência. [clear]
A primeira decisão a ser tomada é a data do casamento
A primeira decisão, e que influenciará todas as outras escolhas, é a definição da data do enlace.
Segundo Alexandra Loureiro, da Ale Loureiro Assessoria em Eventos, de São Paulo, apenas a partir da definição da data será possível realizar uma organização harmônica para o evento, sem correr riscos como errar no traje dos noivos ou padrinhos.
Isso porque o clima da estação está diretamente relacionado com quase todas as providências. Além disso, não se consegue escolher o local sem consultar a disponibilidade de agenda do espaço de eventos.
A partir da definição da data poderão ser feitas escolhas como local, aberto ou fechado dependendo do clima da época ou da probabilidade de chuvas; modelo do vestido, também em função do clima da estação; decoração e buquê, espécies de flores também têm época; cardápio da recepção, que dependerá muito do estilo de festa e da estação do ano.
Cada mês do ano tem características que certamente vão influenciar na escolha da data.
E, ainda é importante levar em consideração as particularidades de cada região do Brasil, já que vivemos em um país grande e com diferenças climáticas contrastantes.
Características dos meses do ano para a casar
Janeiro, por exemplo, é o mês menos procurado para casamentos, por isso, igrejas e bufês têm mais disponibilidade de agenda. Por outro lado, é um mês muito quente e chuvoso na maior parte do País.
Em Fevereiro as chuvas continuam e também é época de carnaval, muitas pessoas viajam. No entanto como ainda é um mês de baixa para casamentos os espaços costumam cobrar mais barato e as igrejas estão mais calmas.
Março é propício para decoração com orquídeas, mas pede cerimônias em locais fechados, pensando nas famosas águas de março.
[divider]
O mês de Abril é muito oportuno para festas ao ar livre, porque a temperatura é mais amena e as chuvas já se foram.
Com fama antiga, Maio é mês das noivas. Já está sendo menos procurado em função dos custos mais elevados. Mesmo assim, reserve a data com, no mínimo, um ano de antecedência.
Junho, com a aproximação do frio, pede cerimônias em locais protegidos do clima. É o mês da linda tulipa.
[divider]
Em Julho o frio se intensifica, com isso, é bom cuidar do cardápio com comidas e bebidas quentes.
O copo de leite, flor branca e romântica, está em alta em Agosto, mês de baixa para casamentos em função de crendices e superstições de que “mês de agosto é mês de desgosto”. No entanto, segundo a assessora de casamentos Alexandra Loureiro, hoje em dia as pessoas não se importam mais e aproveitam o mês seco para realizar cerimônias ao ar livre.
Setembro, mês que começa a primavera, é disputadíssimo pelas noivas e ótimo para festas ao ar livre.
[divider]
Já em Outubro, com clima mais quente e flores ainda mais lindas, indica praia e campo como excelentes opções. Por outro lado é o mês que ocorrem mais casamentos, segundo dados do IBGE.
Em Novembro voltam as chuvas e as lavandas estão em alta.
Dezembro também tem chuvas e o mês é muito disputado por eventos de final de ano nas empresas e escolas.
[divider]
Os detalhes serão ajustados após cada escolha. Por isso, preparamos uma lista com as principais providências do planejamento. E, você também pode consultar ou contratar uma assessoria de casamento.
Principais etapas para planejar o casamento
Essa é uma pequena lista com a ordem das principais decisões, em ordem de prioridade:
- Definição da data;
- Lista de convidados – é fundamental saber a quantidade de convidados para definir tamanho do espaço que será contratado para receber o evento;
- Escolha do estilo de cerimônia;
- Reserva da igreja;
- Organização do orçamento – quanto se pretende investir e quais os valores dos serviços;
- Contratação do local e do bufê;
- Escolha e reserva ou compra do vestido de noiva e traje do noivo;
- Convidar os padrinhos;
- Alianças e enxoval;
- Lua de Mel.