Adoramos uma roupa de cama limpa, perfumada, bem passada e macia. No entanto, quase sempre nos esquecemos de que os travesseiros também merecem o mesmo tratamento. Afinal, eles ficam em contato direto e diário com nossas cabeças, cabelos, rosto e pescoço, acumulando bastante suor e poeira, o que o torna o lugar preferido de ácaros, fungos e bactérias.[clear]
O ideal é que travesseiros sejam lavados semestralmente – e que se respeite seus prazos de validade, que em geral são de dois anos.
A seguir explicamos como lavar, secar e até mesmo eliminar manchas de diferentes tipos de travesseiros, atentando para o fato de que os de flocos de látex e de visco não podem ser higienizados.
[h2 type=”2″ width=””]Regras Gerais para Lavagem de Travesseiros[/h2]
Antes de mais nada, retire a fronha do travesseiro e procure por furos, rasgos ou costuras desfeitas: esses defeitos poderão se tornar ainda maiores sob a ação da máquina de lavar, favorecendo a saída do enchimento, por exemplo.
Evite lavar um travesseiro apenas: ele irá polarizar o peso dentro do tambor da máquina, o que poderá colocar o equipamento em risco na hora de centrifugar.
O ideal é lavar, em máquina de abertura frontal, dois travesseiros de uma vez, para manter o equilíbrio. Aqui, coloque um travesseiro ao lado do outro ao invés de sobre o outro.
Mas se a sua máquina for de abertura superior, posicione-os na vertical, em lados opostos. Assim eles não se enroscam na hora da centrifugação.
Use sempre sabão em pó líquido, e considere programar a máquina para o modo extra de enxágue.
Depois de seco, aperte o travesseiro e tenha certeza de que seu interior não guarda nenhuma umidade. Se ainda se encontrar molhado, repita os procedimentos de secagem.
[h2 type=”2″ width=””]Lavando Travesseiros de Plumas[/h2]
Para lavar travesseiros de plumas ou penas, use menos sabão que o habitual: isso evitará a produção desgovernada de espuma, além de ser mais fácil de sair completamente do travesseiro na hora do enxágue.
Programe a máquina para lavar no ciclo de roupas delicadas. Use água fria – a quente pode deformar as plumas.
A centrifugação deve ser mediana. Na hora de secar, use o ciclo de ar ao invés de calor excessivo. Adicione duas bolas de tênis para que o travesseiro fique mais fofo durante o processo.
Você também pode aproveitar um dia quente e ensolarado para secá-lo diretamente na luz solar.
Retire o excesso de água espremendo o travesseiro com uma toalha. Coloque o travesseiro sobre uma cadeira ou, ainda melhor, num varal de armar no chão.
[h2 type=”2″ width=””]Como Lavar Travesseiro da NASA[/h2]
Embora muitos não recomendem lavar travesseiros da NASA, é, sim, possível fazer isso. Programe sua máquina de lavar para molho longo, com água fria e com duplo enxágue.
Se a sua máquina for de abertura superior, vire o travesseiro antes do segundo enxágue, pois ele tende a flutuar acima do nível da água. Não centrifugue! O travesseiro tipo NASA é excessivamente pesado quando molhado e poderá quebrar a máquina na hora da rotação.
Quando a lavagem estiver finalizada, puxe o travesseiro com cuidado. Você deverá experimentar alguma dificuldade, já que, além de pesado, ele estará inchado e poderá precisar ser puxado para fora com paciência.
Em seguida, jogue o travesseiro num balde ou bacia grande. Leve-o até um tanque e esprema-o até retirar o máximo de água.
Coloque-o para secar na janela ao longo da noite. Na manhã seguinte, enrole-o numa toalha, coloque-o no chão e ande por cima dele, para que solte o restante do excesso de água.
Devolva-o para janela. Ele pode levar alguns dias até secar totalmente, então sempre planeje a lavagem para o verão ou temporada de seca.
[h2 type=”2″ width=””]Lave seu Travesseiro de Látex[/h2]
Se o seu travesseiro de látex possui tratamento antialérgico, ele não precisará ser lavado. Certifique-se lendo a etiqueta.
No entanto se for da versão comum, ele deverá ser limpo – e não poderá ser à máquina, a menos que a etiqueta informe que é permitido.
Encha um recipiente com água morna, adicione um pouco de sabão em pó líquido para roupas delicadas ou de bebês e umedeça um pano. Esfregue-o delicadamente contra o travesseiro com movimentos circulares.
Em seguida, seque-o com uma toalha limpa. Deixe na janela, à noite, longe da luz do sol, para terminar de secar.
[h2 type=”2″ width=””]Travesseiro de Viscoelástico: Como Lavar[/h2]
Travesseiros de viscoelástico moldado não podem ir à máquina: deverão ser lavados à mão, a exemplo dos travesseiros de látex. Apenas os modelos transpiráveis podem.
Os travesseiros de viscoelástico transpiráveis devem ser lavados conforme as regras aplicáveis aos travesseiros NASA.
[h2 type=”2″ width=””]Lave Travesseiros de Algodão ou Espuma[/h2]
Travesseiros de algodão ou espuma podem ser higienizados com água quente na máquina de lavar. Programe-a para o duplo enxágue.
No entanto, na hora de secar evite altas temperaturas. O truque de adicionar duas bolas de tênis para afofá-los funciona aqui.
[h2 type=”2″ width=””]Retirando Manchas Amareladas, Mau Cheiro e Mofo de Travesseiros[/h2]
Clareie travesseiros amarelados usando uma solução composta por meia xícara de vinagre branco e uma xícara de água oxigenada.
Programe a máquina de lavar para o ciclo de molho e adicione a solução direto no interior o equipamento. Quando o molho terminar, lave conforme ensinado.
Maus odores podem ser eliminados com 1/4 de xícara (máquinas de abertura frontal) a 1/2 xícara (máquina de abertura superor) de bicarbonato de sódio misturadas ao sabão líquido.
Bolores e mofos são combatidos com 1/2 a 1 xícara de vinagre branco no compartimento do sabão. Se não sumirem completamente, exponha os travesseiros ao sol.