Formas Divertidas de Fazer Amigo Secreto

Escrito por

Não tem jeito: o amigo secreto é uma tradição da época de festas. Mas nem todo ano a brincadeira precisa ser a mesma: existem variações muito divertidas para surpreender os participantes ano após ano. Confira nossas ideias!

Sim, é possível manter o clássico amigo oculto e, ao mesmo tempo, variar a brincadeira. As sugestões são variadas e vão conquistar o grupo inteiro!

Amigo Secreto Eletrônico

colegas-presentesSe o seu grupo trabalha com tecnologia ou curte aparelhos eletrônicos e gadgets, este é o amigo secreto que vocês estavam esperando.

No momento de montar a lista dos participantes, cada um deverá colocar ao lado do seu nome dois eletrônicos que possui. É importante colocar as configurações básicas dos mesmos, de modo que quem o sortear possa escolher acessórios compatíveis.

Carregadores, capinhas de celular (as mais incrementadas carregam o aparelho ou são à prova d´água), fones especiais, aplicativos… as opções são várias.

Mas atenção: todos os envolvidos devem realmente curtir aparelhos eletrônicos. Pessoas mais idosas podem ter dificuldade de participar da proposta.

Amigo Oculto Animal

Esta modalidade de amigo secreto envolve uma lista de animais com o mesmo número de participantes. Então, escreve-se os nomes dos animais em dois papeizinhos, colocando-os numa caixa.

Cada pessoa sorteará dois animais em dois diferentes sorteios: no primeiro, o animal será quem você é; no segundo, o animal será o do seu amigo oculto, que você não saberá quem é.

Em seguida, arrume uma caixa aonde seja possível colocar dicas de presentes para ser dado a cada animal. Por exemplo, você pode escrever que o elefante, que é o bicho que você tirou, quer ganhar um porta-retratos, por exemplo.

No dia da entrega dos presentes, ao invés de dar dicas sobre as características do amigo sorteado, você dará sobre as do animal que tirou.

A caixinha pode ser substituída por um grupo no Facebook ou no WhatsApp.

Ladrão Secreto

presenteTambém conhecido como amigo secreto chinês, o ladrão secreto troca as bolas: ao invés de manter o anonimato do participante, é o presente que fica secreto.

Funciona assim: cada pessoa deverá providenciar um presente que ele mesmo gostaria de ganhar. É fundamental que o embrulhe de modo que não seja possível adivinhar o que é. O presente deve ser uma surpresa total.

O sorteio é realizado apenas na hora da entrega dos presentes. Cada participante recebe um número. Quem tirar o número 1 começa o jogo, escolhendo um embrulho. Ninguém pode abrir o presente na hora, apenas quando todos tiverem o seu.

Então os demais participantes, por ordem numérica, resolvem se pegam um presente do ainda não escolhido ou se roubam de alguém que já pegou um. Quando o último participante concluir, todos abrem seus pacotes.

Vale lembrar que um presente só pode ser roubado três vezes!

Amigo Secreto Temático

Esta é a forma mais simples de incrementar um amigo oculto: simplesmente escolham um tema, e o presente deverá obedecê-lo.

Pode ser relacionado a cinema, a uma banda específica, a um país, a um assunto como ecologia… solte a imaginação. Para as crianças, pode ser em torno da Disney, de personagens em quadrinhos e muitos outros.

Para aumentar o grau de diversão, os participantes podem se fantasiar à caráter.

Amigo (O)Culto

O amigo (o)culto é o que o nome sugere: um amigo secreto com uma pegada cultural. A ideia é que os presentes sejam do universo do conhecimento, como um livro ou um documentário.

Uma maneira de animar ainda mais a brincadeira é realizar o amigo (o)culto nas regras do ladrão oculto.