Como Organizar um Amigo Secreto

Escrito por

Além de divertido, o amigo secreto é uma ótima maneira de promover a troca de presentes entre um grupo de pessoas. Confira algumas ideias para incrementar a brincadeira e transformá-la num episódio que ficará na memória de todos!

Não tem como não se animar com a realização de um amigo secreto. Seja entre familiares, amigos ou colegas de trabalho, ele é uma tradição inegável das confraternizações de final de ano.

Saiba a seguir como organizar um amigo oculto redondinho.

Quem Vai Participar do Amigo Secreto?

amigo-oculto-natal-presentes-amigosA primeira providência a ser tomada é fazer uma lista com os nomes dos participantes do amigo secreto. É muito importante que ninguém fique de fora: a pessoa pode se sentir isolada e desprestigiada.

Amigo secreto é sobre amizade, e não o contrário.

Ao mesmo tempo, é importante que ninguém seja obrigado a fazer parte da brincadeira. Se um indivíduo não quiser, não insista muito para que ele permaneça e não pergunte os motivos: isso pode ser tão constrangedor quanto não incluir essa ou aquela pessoa.

Amigo Secreto: Defina uma Faixa de Valores para os Presentes

Muitas vezes um grupo de amigo secreto contempla pessoas com diferentes poderes aquisitivos. Portanto, é importante que a faixa de valores estipulada para a compra de um presente não seja muito alta.

O preço mínimo do presente deve ser acessível para os menos abastados. Ele deverá servir como referência para o teto de valor, que também não pode ser muito mais alto. Afinal, a ideia é que todos ganhem presentes de mais ou menos um mesmo nível.

Isso é especialmente importante quando o amigo secreto acontece dentro de uma empresa, que envolverá da copeira ao diretor. Já entre uma família, os valores podem ser mais altos.

Temas para um Amigo Secreto

amigo-secreto-presenteSe quiser tornar o amigo secreto um pouco mais divertido, crie um tema para o jogo. Isso ajuda bastante na hora de escolher um presente.

Vocês podem se decidir por um amigo oculto literário, onde cada um deverá comprar um livro que a pessoa sorteada vai gostar de ler.

Ou um amigolate, quando todos se presenteiam com chocolates – uma ótima forma de celebrar a Páscoa sem precisar comprar ovos para cada pessoa, inclusive.

Amigo oculto de lingerie faz sucesso entre um grupo de amigas próximas; um DIY, quando cada um produz o presente em casa, é ideal para grupos de artesãos.

É claro que, para isso, todos os envolvidos deverão concordar com o tema.

Se essa ideia não for bem aceita, crie uma lista com os nomes dos participantes e, ao lado, duas ou mais opções do que cada um gostaria de ganhar (dentro dos valores combinados, é claro).

Isso poupará muita gente de quebrar a cabeça para ter uma ideia do presente certo para o sorteado. Além disso, evitará decepções por parte de quem o receberá.

Sorteios Presencial e à Distância

amigo-secreto-chefeO sorteio ideal de amigo secreto envolve a presença física de todos os participantes. Cada um deverá retirar um papelzinho com o nome da pessoa que deverá presentear.

Caso você tire seu próprio nome, avise ao grupo, retire outro papelzinho e devolva o seu.

Se alguém faltar, mantenha os papeizinhos no recipiente e peça para a pessoa sortear alguém assim que ela aparecer.

Outra alternativa é simplesmente realizar o sorteio online. Existem vários sites e aplicativos que o promovem, eliminando a necessidade de que todos estejam presentes na mesma hora.

Alguns sites e apps permitem, inclusive, que cada pessoa deixe sugestões sobre o que quer ganhar, numeração de roupas, informações sobre hobbies, bandas preferidas e outros detalhes que potencialmente ajudarão na escolha do seu presente.

Amigo Oculto: Hora da Revelação

O melhor do amigo secreto é entregar o presente! Isso porque o momento sempre envolve algum tipo de brincadeira. Em geral, quem vai presentear não revela o nome de quem sorteou, mas dá dicas que levam o restante do grupo a adivinhar quem é.

E isso pode ser feito de formas divertidas: descrevendo a pessoa ao contrário (por exemplo, baixa para uma pessoa que é alta), com mímica (imitando gestuais da pessoa) ou focando em seus gostos pessoais, ao invés de características físicas.

Um cuidado sempre importante nesse momento é que você não acabe fazendo comentários que possa potencialmente ofender o seu sorteado, como, por exemplo, sugerir que ele tem mau hálito ou seja feio.

E então? Prontos para o sorteio?