Como Escolher uma Fritadeira Elétrica Air Fryer

Escrito por

As fritadeiras air fryer são elétricas e não se utilizam de óleo para preparar os alimentos. Elas criam um ar quente e o ventila em alta velocidade, o que acaba assando salgadinhos, batatas, pedaços de carne e mais. A textura final, no entanto, é crocante; por isso nos referimos a ela como fritadeiras. Conheça as vantagens e desvantagens desse eletrodoméstico e escolha o melhor modelo para você.

Prós e Contras da Fritadeira sem Óleo

A fritadeira air fryer foi criada em 1989 para responder a crescente preocupação da população com melhores hábitos de saúde. Por não utilizar óleo, que libera gorduras ruins quando aquecido, ela é muito mais saudável do que uma frigideira comum.

frangoOs alimentos saem da air fryer bem sequinhos, dispensando o uso de papel toalha. Também são cozinhados por inteiro, uniformemente, e ficam bem crocantes.

Você livra sua cozinha de vapores gordurosos e lida com uma limpeza muito mais rápida e eficiente, já que não precisa encarar panelas com óleo.

O maior porém, no entanto, fica por conta do consumo de energia. Se você precisar usar sua fritadeira elétrica muitas vezes por semana, isso vai impactar na sua conta de luz.
Para evitar que isso ocorra escolha um modelo menor e com potência mediana. Air fryers mais poderosas consomem mais energia.

Outro ponto para ser analisado é que esse eletrodoméstico foi projetado para permanecer no mesmo lugar, pois é pesada. Se você pretende levá-la para outros locais com frequência, opte por modelos mais leves. A média de peso fica em torno de 5kg mas alguns modelos podem chegar a 8kgs.

O Que Levar em Conta na Hora de Escolher sua Air Fryer

air fryerEstabeleça um limite de preço que você possa investir na fritadeira elétrica. Lembre-se de que quanto mais funcionalidades, mais cara ela tende a ser.

Bandejas múltiplas ou com divisórias, display digital, trava de segurança, desligamento automático e outras características especiais encarecem o produto. Entenda quais delas são essenciais para você.

O mesmo deverá acontecer na hora de optar pela capacidade da bandeja da air fryer. Ela poderá varar de 2kgs a 3kgs de alimento. Modelos mais compactos são melhores para pessoas solteiras ou um casal sem filhos.

Não abuse da capacidade da bandeja. Alimentos em excesso poderão acabar não sendo cozido inteiramente. Também não confie muito em receitas especiais da internet, genéricas demais. Atenha-se às sugestões de pratos do próprio fabricante.

Veja em qual lugar sua fritadeira poderá permanecer. O ideal é que ela tenha um espaço permanente numa bancada, próxima a uma tomada.