Crianças: Como Não Perder seu Filho na Multidão

Escrito por

Um dos maiores temores de pais, familiares e responsáveis é perder a criança de vista num lugar lotado. Esse risco aumenta significativamente em determinadas épocas do ano: as praias ficam cheias durante as férias, as ruas são tomadas por multidões no Carnaval, shoppings lotam em vésperas de Natal e outras datas comemorativas. Confira agora o que fazer para evitar e solucionar um episódio semelhante envolvendo os pequenos.

A questão começa a ser tratada com mais cuidado até mesmo por alguns governos. As cidades do Rio de Janeiro e Vitória, e o estado do Paraná, por exemplo, já contam com leis que obrigam crianças a usarem pulseirinhas de identificação em eventos de médio e grande portes.

Em 2014 a Vara da Infância e Juventude da cidade de Salvador, Bahia, também recorreu à distribuição de pulseirinhas durante o Carnaval. Aliada a uma campanha publicitária para diminuir o número de pequenos perdidos no período.

Evite Perder seu Filho na Multidão

criança shoppingSe você estiver circulando por um local cheio de gente, como um bloco de Carnaval, um shopping ou uma avenida, não solte a mão da criança.

Se estiver parado num lugar lotado, como uma praia ou pracinha, e a criança estiver brincando, não saia de perto dela. Se isso for necessário, chame outro adulto da sua máxima confiança para olhar o pequeno enquanto você se ausenta.

Nunca saia de perto da criança sem avisá-la antes para onde você está indo e o que vai fazer. Mesmo com outro adulto por perto ela pode se apavorar e sair correndo a sua procura, e acabar se perdendo.

Combine um Ponto de Encontro com a Criança

É sempre recomendável conversar com o pequeno sobre os riscos de se perder num lugar cheio. É uma forma de começar a conscientizá-lo sobre a importância de estar sempre perto dos responsáveis.

E sobre o que fazer no caso de se desencontrarem.

Uma das melhores formas de tornar o passeio mais seguro é combinar um ponto de encontro com a criança. Pode ser em frente a um prédio, a um monumento, cabine da polícia. Algum lugar que se destaque e seja de fácil acesso.

Providencie Etiquetas e Pulseirinhas de Identificação para seu Filho

criança etiquetaEscreva o nome da criança, dos responsáveis e telefones para contato numa etiqueta adesiva. Coloque dentro da roupa ou dos pertences da criança.

Mostre a ela onde a etiqueta está e oriente-a a mostra-la a alguém em caso de se perder.

Você também pode colocar dentro de um plástico e pendurá-la no pescoço. Ou alfinetar na roupa do pequeno, como um crachá.

No entanto a opção mais eficiente (e cada vez mais adotada) é a pulseirinha de identificação, semelhantes às usadas em shows.

Nelas os pais podem escrever, com caneta à prova d´água, as mesmas informações de segurança. Nome da criança, dos pais e telefone. Com a vantagem de que podem ser usadas em praias e clubes, pois são feitas de plástico ou vinil.

Vista a Criança com Cores Chamativas

Camisetas, casados e bonés de cores cítricas podem facilitam a visualização do pequeno em meio à multidão.

Laranjas, amarelos, cor-de-rosa e verde limão fluorescentes podem ser de grande ajuda ao circular por locais lotados.

Apito para Encontrar a Criança Perdida

criança paiOutra solução que você pode combinar com o pequeno é soprar um apito assim que ele perceber que está perdido.

É importante frisar que ele não deve demorar para usar o apito. E que deve permanecer no mesmo lugar enquanto apita, sem circular. Assim, fica mais fácil encontra-lo com a ajuda do som.

Ele só deverá parar de apitar quando for encontrado.

Deixe um Celular com a Criança

Se a criança já sabe atender uma ligação de celular e você estiver com outro adulto, deixe um dos aparelhos com a criança.

Assim, se ela se perder, vocês poderão se comunicar e se encontrar com muito mais facilidade.

GPS para Localizar seu Filho

A localização remota dos filhos não é mais apenas um desejo. Já existem no mercado GPS específico para identificar o local exato de crianças.

Você coloca o GPS nelas – em forma de pulseira, relógio ou preso na roupa – e, por meio de um aplicativo de celular ou site da internet, sabe direitinho onde elas se encontram.

Outros Conselhos para Não Perder a Criança de Vista

Evite o consumo de bebidas alcoólicas quando estiver cuidando de crianças em lugares públicos lotados. Não só você pode se tornar mais distraído como pode ter dificuldade em encontrar o pequeno se ele se perder.

Resista à tentação de olhar o celular ou teclar mensagens de SMS: poucos segundos dedicando atenção ao aparelho podem ser suficientes para perder a criança de vista.