Como Organizar sua Mudança de Casa

Escrito por

Mudar de casa, de cidade e até de país sempre nos deixa com a sensação de começar uma rotina diferente e de viver novas experiências. Ao mesmo tempo, nos preocupamos com o processo de empacotar todos os nossos pertences e organizar tudo no novo espaço. Siga as nossas dicas e tenha uma mudança tranquila e organizada.

Mesmo com Pouco Tempo Planeje sua Mudança

Nem sempre a mudança pode ser planejada com antecedência suficiente. Podemos receber uma proposta de trabalho em outra cidade e termos apenas um mês para organizar tudo.

mudança carinhasMas mesmo assim é possível fazer algum plano para que o estresse não tome conta dos seus dias. Pegue um caderno ou faça uma planilha no computador com as tarefas que vierem à sua cabeça.

Sem ordem de prioridade, apenas anote tudo o que lembrar referente à mudança.

Conseguir caixas de papelão, fitas para embalagem, canetas, limpeza da nova casa, contratar uma empresa de transportes e mudanças, mudar o endereço em bancos, assinaturas, TV a cabo etc.
E avisar parentes e amigos, informando seu novo endereço.

Depois, coloque em ordem o que deve ser feito primeiro até a última tarefa da mudança.

Estabeleça prazos razoáveis, pois algumas ações não dependem somente de você. Pode ser que o contrato da nova residência demore mais tempo do que o previsto para ser assinado.

Ou a transportadora não tem mais dias disponíveis na semana que você gostaria de se mudar, entre outros imprevistos.

Então seu cronograma da mudança estará completo para ser seguido e nenhuma tarefa será esquecida. Se durante o processo forem surgindo novas ações, inclua-as na sua lista no período apropriado para executá-las.

Com essa lista você sentirá uma leveza mental de não precisar ficando pensando o tempo todo no que deve ser feito e lembrado. Tudo estará registrado no papel ou no computador.

Essa atitude é fundamental para evitar o estresse de ter que se lembrar de todos os detalhes.

Mudança: Como Escolher o que Fica

casal mudançaO segundo passo de uma mudança é selecionar o que a sua casa tem. Como é um trabalho mais demorado, planeje fazê-lo com, no mínimo, um mês de antecedência da semana que quer se mudar.

Tente fazer uma seleção rigorosa do que não precisa ir para a nova residência.

Roupas, sapatos, brinquedos, livros e objetos pessoais que não servem mais, estão quebrados ou não tem mais uso para você e sua família devem ser descartados.

Aproveite essa nova etapa da vida para recomeçar com o que realmente é importante e útil para você. Para saber o que descartar parta dos seguintes princípios:

  • Objetos que estão esquecidos dentro de um armário há anos vão continuar esquecidos no próximo armário.
  • Livros que já foram lidos e não são necessários para consulta podem ser doados. Ou dados de presente ou trocados por outro novo em um sebo.
  • Roupas e brinquedos sem uso há mais de seis meses precisam continuar ocupando espaço na nova casa?
  • Doe para instituições de caridade ou para amigos o que não quiser mais. Com certeza você fará outra pessoa feliz.
Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Sean Lloyd