Mudança: Como Empacotar Diferentes Objetos da Casa

Escrito por

Então você decidiu se mudar. Parabéns, isso é muito bom! Novos ares, novos vizinhos, novas experiências. Mas para isso correr bem, tem alguns segredinhos que você precisa conhecer. Confira a seguir.

Conforme o dia da mudança começa a chegar, é fundamental tomar alguns cuidados para ter certeza que as suas coisas vão chegar na casa nova inteiras – e no mesmo estado em que saíram da casa velha.

Fique por dentro.

Mudança: Nada Pode Quebrar!

caixas mudançaPrimeiro, vamos dar uma atenção aos “quebráveis”: copos, pratos e demais objetos de vidro. É muito importante que esses itens sejam embalados um por um, usando e abusando do plástico bolha, como se estivesse embrulhando um presente.

Evite sempre colocar um copo dentro do outro. E nada de ficar estourando as bolhinhas do plástico antes da mudança – deixe esse prazer pra quando chegar na casa nova.

Falando especificamente dos pratos, uma boa ideia é comprar aqueles pratinhos de isopor que a gente usa em festa, sabe? Aí é só colocar os pratos de isopor entre os pratos de vidro.
E não esqueça de colocar os pratos verticalmente nas caixas – fica bem mais difícil de quebrarem.

Outra boa ideia é usar suas roupas, cobertas e travesseiros (e até mesmo bichos de pelúcia) para embalar objetos mais frágeis ou para preencher espaço vazio dentro das caixas. Assim você evita que as coisas quebrem – e ainda economiza em plástico bolha!

Quanto Menos Bagunça, Menos Vai Precisar Arrumar

caixas mudançaOutra dica importante, e que vai facilitar muito a sua vida quando chegar na casa nova, é embalar algumas coisas exatamente como elas estão.

As suas roupas que estão penduradas no armário, por exemplo. Quem disse que você precisa tirar elas dos cabides? Junte umas 15 roupas e prenda um saco de lixo em volta delas, nos próprios cabides.
Isso também garante que elas vão seguir na mesma ordem que estavam no seu closet, e prontas para serem penduradas na casa nova.

O mesmo princípio vale para as suas gavetas: use e abuse de plástico filme para embalar cada gaveta inteira, como está, com tudo dentro. Quando chegar na casa nova, vai estar tudo arrumadinho como você gosta. É só tirar o plástico e colocar no lugar novo.

Isso vale até mesmo para um gaveteiro inteiro. Você vai gastar um bocado de plástico-filme, mas é a melhor maneira de transportar gaveteiros sem precisar esvaziar cada gaveta e depois ter que guardar tudo de novo no novo endereço.

Embalando Miudezas para a Mudança

Existe uma lei fundamental da física: quanto menor o objeto, maior a possibilidade de se extraviar no meio da bagunça. Para isso, seguem algumas medidas simples mas muito eficazes pra não perder nada.

Pegue algumas daquelas caixas de ovo feitas de isopor (vazias, é claro). E use para guardar dentro joias e bijuterias. É a maneira mais barata e eficaz de garantir que anéis, brincos e pulseiras cheguem no novo endereço junto com você.
Não esqueça também de colocar algodão dentro das embalagens de maquiagem – para evitar que o pó quebre.

Outros que teimam em desaparecer no meio do caminho são os parafusos e pregos.
Por isso, se você precisar desmontar algum móvel ou objeto, coloque os parafusos, porcas e pregos em um saquinho de plástico transparente e prenda-o com fita adesiva ao objeto a que pertencem. Quando precisar remontar, estará tudo junto. Barbada, não?

Não tem nada mais normal do que ficar nervoso antes de fazer uma mudança de casa. Mas relaxe, e use essas dicas aqui. Logo, logo você vai estar curtindo a casa nova – e o que é mais importante, junto com todas as suas coisas queridas totalmente intactas.

Texto elaborado por Eduardo Axelrud, coordenador do site Muda Muda.