Fim de ano está aí e é o momento ideal para finalmente escolher as facas certas para ter na sua cozinha. Elas são essenciais para o preparo perfeito dos pratos de carne e vegetais. Do churrasco ao jantar sentado para convidados. A seguir ensinamos os critérios para a compra inteligente desses utensílios fundamentais.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Escolher as Facas Certas a Partir de Modelo e Tamanho[/h2]
Na hora de escolher as facas certas preste atenção aos modelos. Existe um para cada tipo de alimento e corte.
Facas de churrasco são as melhores para fatiar carnes. Mesmo para refeições do dia a dia. São mais robustas e possuem um fio excelente.
Mesmo assim é importante saber quem vai manuseá-las. Isso vai definir o tamanho que você deve escolher.
Pessoas com mãos maiores e mais força podem ficar com as de cabo de madeira. Caso contrário prefira as conhecidas Grill-Home, que são menores.
O tipo de alimento também influencia. Se o ingrediente é mais delicado aposte numa faca mais leve.
O material certo para suas facas é o aço inox. Ele não vai oxidar, tampouco enferrujar. Se for do tipo inox 420, então, será muito mais resistente e apresentará um fio de corte incrível.
O aço carbono também é ótimo. Só exige um pouco mais de manutenção. Evite facas de cerâmica: elas quebram com facilidade, podendo soltar cacos sobre a comida.
Já os cabos podem ser de madeira, polietileno, alumínio… e também possuem formatos mais arredondados, mais retos, mais anatômicos… Daí vai da sua preferência.
Esses são os detalhes primordiais na hora de comprar facas. Eles garantem uma alta usabilidade.
[h2 type=”2″ width=””]Atenção à Segurança Quando For Escolher as Facas[/h2]
Quando falamos sobre segurança e facas de cozinha nos referimos sobretudo ao cabo. Afinal sua compatibilidade com a mão deve ser perfeita. Um erro nesse departamento poderá comprometer a firmeza na hora de fatiar alimentos.
Se quiser garantias procure por facas Kitchen Care. Elas vem acompanhadas de um anel de encaixe para o dedo. Ou seja, fica firme no lugar na hora de entrar em ação.
Parece engraçado mas o fio da faca também tem a ver com segurança. Afinal quanto mais afiada, mais preciso e rápido será o corte. Evitando que você tenha que repetir as tentativas com movimentos de acerto.
Caso não queira depender de um amolador profissional providencie uma chaira. Deixe-a sempre à mão.
De todo modo, a regra geral é: invista apenas em facas cujo fio se inicia lá embaixo, junto ao cabo. Evite as que são forjadas mais adiante.