Ao perceber que seu carro está rangendo, muitas pessoas não dão atenção ou esperam que algo mais grave aconteça.
Saiba que qualquer descuido poderá sair bem caro para o seu bolso.
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Os mecânicos afirmam que os automóveis também “falam”, ou seja, antes de deixar o motorista a pé, os veículos sempre dão alertas para possíveis problemas técnicos.
Por isso, manter a revisão em dia é fundamental, seja para dar mais segurança ou para que a dirigibilidade seja realizada com mais conforto.
[h2 type=”2″] Sinais que indicam que é hora de levar o carro na oficina[/h2]
Se você notar algum barulho anormal, procure, assim que possível, uma oficina mecânica de confiança.
Problemas na suspensão, na embreagem e no câmbio são comuns e apresentam ruídos desagradáveis também.
Para localizar as causas dos barulhos do veículo, muitas vezes é necessária uma inspeção minuciosa.
[h2 type=”2″] Luz do óleo acendendo[/h2]
Um dos sinais é o acendimento da luz do óleo e, quando isso acontecer, tome cuidado.
Ela indica que o motor pode estar prestes a fundir, seja por falta de lubrificação, por entupimento ou por um defeito na bomba de óleo.
A primeira coisa a se fazer é procurar um local seguro e desligar o motor imediatamente. Aguarde alguns minutos e verifique a vareta do nível de óleo.
O motivo do alerta pode ser que está na hora de trocar o fluido ou porque o motor está com vazamento.
[h2 type=”2″] Como identificar se um ruido indica problema no cambio[/h2]
Já com relação a rangidos no câmbio, a grande maioria dos problemas corresponde a vazamentos que não são identificados a tempo e acabam por danificar rolamentos e engrenagens por falta de lubrificação.
[blockquote]Para identificar se um ruído provém do câmbio, você deve, com velocidade acima de 60 km/h, pisar na embreagem.
Se o barulho parar, é muito provável que a falha esteja no conjunto do câmbio ou no diferencial.[/blockquote]
[h2 type=”2″] Rangido do carro quando passa por lombadas[/h2]
Em outra situação, se a suspensão range quando o carro passa em lombadas, o problema pode ser nas buchas da barra estabilizadora, nos amortecedores ou nas bieletas.
[h2 type=”2″]Para o motor use lubrificantes a base de petróleo[/h2]
No mercado automotivo existem basicamente dois tipos de lubrificantes: derivados de petróleo e sintéticos. Cada um deles é adequado para fins e condições particulares e estão sujeitos a diferentes níveis de oxidação e degradação.
Para o motor, o óleo utilizado para lubrificar as partes móveis é proveniente do petróleo.
Ele impede que as superfícies de metal tornem-se gastas ou danificadas com o atrito.
O petróleo também impede a corrosão, ajuda a resfriar o motor e trabalha para mantê-lo limpo, absorvendo os subprodutos da combustão, como o óxido de silício.
[h2 type=”2″]Como oficinas verificam a causa dos barulhos diferentes no carro[/h2]
Ao levar seu veículo ao mecânico, ele trabalhará para encontrar a causa que está levando o carro a “ranger”.
Nesses casos, o principal dever do profissional será mudar o óleo e outros fluidos, bem como realizar a lubrificação de todos os rolamentos.
Ele também pode verificar vazamentos nas mangueiras e linhas, além de outras tarefas básicas, dependendo das necessidades no momento do serviço prestado.
Os barulhos mais comuns estão ligados a problemas na suspensão (dianteira ou traseira), câmbio, escapamento, motor, rodas, portas e ainda aos capôs (dianteiro e traseiro).
Sempre respeite rigorosamente os prazos de troca, assim como faça as devidas revisões.
Quando se está com a manutenção em dia, tudo fica mais fácil e os reparos não vão acarretar em grandes prejuízos.
Para terminar, não se esqueça de que a lubrificação é algo vital para seu carro, sendo que o óleo funciona como se fosse o sangue do motor, por isso, ele precisa estar limpo e dentro do prazo de validade, sempre.