Câmeras de Monitoramento para sua Casa

Escrito por

Crianças, idosos e até mesmo animais de estimação podem ser monitorados à distância com câmeras para ambientes particulares. Conheça alguns modelos e aplicativos para observar o movimento via computador ou celular.

A procura por equipamentos de monitoramento de residências e outros ambientes corresponde hoje a 90% da procura em lojas especializadas.
Isso porque eles estão cada vez mais baratos e as imagens podem ser transmitidas por – e para – computadores, tablets e celulares.

Saiba mais a seguir.

Soluções para o Monitoramento Dentro de Casa

camera de vigilancia casaPara monitorar a sua casa, você precisa de uma câmera (hardware) e de um programa para receber as imagens captadas e reproduzi-las (software).

As câmeras podem ter fios ou não – as wireless. As com tecnologia IP, conectadas à internet, dominam praticamente todo o mercado. São menores e mais leves que as câmeras de vigilância geral e possuem boa qualidade de filmagem.

Elas captam as imagens e transmitem em tempo real para o software receptor, que podem ser o seu computador ou aplicativos especiais instalados em celulares e tablets.

As câmeras IP sem fio funcionam da mesma forma mas são ainda mais avançadas. Proporcionam imagens com melhor definição, mesmo quando a cena está mais escura. Algumas oferecem até mesmo reconhecimento facial.
Alguns modelos com softwares próprios permitem que sejam desativados à distância, quando não estiverem sendo usados.

Vale lembrar que, embora boas câmeras sejam cada vez menos caras, algumas empresas as alugam, cobrando mensalidades razoavelmente acessíveis.

Softwares de Recepção de Câmeras de Segurança Interna

camera e software de segurança celularChegar em casa e checar as imagens captadas durante sua ausência é coisa do passado. Atualmente é possível assistir, em tempo real, o que a câmera está filmando: alguns softwares podem ser facilmente baixados e configurados para isso.
Seu computador, tablet ou celular mostrarão as imagens.

Existem versões gratuitas, mais básicas, e as pagas, bem mais sofisticadas. Estas permitem, por exemplo, que você compartilhe as imagens com terceiros, ou enviam alertas quando existe alguma movimentação acontecendo.

Em geral esses apps suportam receber imagens de múltiplas câmeras e permitem ajustes na qualidade da imagem que está chegando, de modo a ficarem ainda mais nítidas.

Onde Instalar Câmeras de Vigilância Doméstica

Idealmente você deverá instalar uma câmera de segurança em cada cômodo da casa – excluindo banheiros. O ideal é que fiquem em locais mais altos, em cantos que consigam alcançar o restante da área.
Prateleiras e estantes são ideais.

No entanto, se você não possui mais que uma ou duas câmeras, instale-as no local mais estratégico.

No quarto da criança se a ideia é monitorar filhos; na sala, se for o local aonde o idoso passa a maior parte do tempo ou na cozinha, caso o seu animal de estimação fique preso ali quando você sai.

Vale lembrar que não é permitido instalar câmeras em dependências de empregados, já que a privacidade do indivíduo será violada. E, em outros locais da casa, eles precisam estar cientes de câmeras de vigilância estão sendo usadas.