Câmeras de Segurança para Residências e Comércios

Escrito por

O lar é o grande refúgio de cada um de nós e, portanto, um local a ser vigiado e protegido ao máximo. Conheça os diferentes tipos de câmeras de segurança residenciais e escolha o melhor para a sua casa ou condomínio.

O índice de violência em nosso país vem se agravando com a piora na situação econômica. Isso nos leva a nos preocuparmos mais com a segurança, incluindo invasões e furtos residenciais.

Com essa necessidade de proteção procuramos por equipamentos de segurança eletrônica – ferramentas importantes para reduzir a vulnerabilidade das residências e comércios. As câmeras despontam como uma das principais soluções.

Alguns modelos de câmeras de segurança oferecem infravermelho, Wi-Fi e zoom, mas é preciso analisar pontos como resolução e formato do sensor para decidir qual aparelho é o mais adequado e oferece o melhor custo-benefício.

Para não ter dúvida na hora da compra e a escolher um produto, você deve conhecer os modelos disponíveis no mercado.

Recursos das Câmeras de Segurança: Infravermelho e IP

Antes de apresentar os modelos de câmeras e suas características, é importante conhecer as duas principais tecnologias que podem (ou não) estar presentes nelas: o LED infravermelho e o IP.

O LED infravemelho é normalmente encontrado em modelos de câmeras de segurança bullet, dome, minicâmeras e em alguns speed domes, como veremos.
Os LEDs se acendem quando o sensor identifica ausência mínima de luz necessária para ter uma imagem clara. Isso garante a captura satisfatória das cenas mesmo quando está escuro demais.

Já a tecnologia IP possibilita o envio das imagens para a internet, pois possui um servidor interno. A própria câmera gera seu endereço de IP. É encontrada em diversos modelos de câmeras de segurança como a câmera bullet, câmera dome e speed dome.

Câmera Bullet

câmera bullet

Um dos modelos de câmeras de segurança mais vendidos no mercado e também o que possui a maior variedade no que tange a sua aparência.

A maioria dos modelos bullet (ou canhão) pode ser instalada externamente, contando com LEDs infravermelhos para visualização noturna.

Podem ficar em fachadas e postes.

Câmera Dome

Como o próprio nome diz, esses modelos de câmeras de segurança tem a forma de um domo. A vantagem é a qualidade 360 graus da imagem e a presença do infravermelho.

Normalmente encontrada em monitoramento de aeroportos e shoppings, é facilmente percebida pelas pessoas, pois é uma câmera grande, que cumpre a missão de varrer grandes áreas.

Deve ser instalada no teto ou na parede, mas nunca no encontro entre as duas superfícies, já que isso anularia sua propriedade 360 graus. Além disso, é indicada para ambientes internos.

Câmera Speed Dome

A câmera speed dome é a maior câmera entre os modelos de segurança e também a mais cara.

As vantagens do speed dome sobre a dome simples são os recursos que permitem a movimentação através de uma mesa controladora e a possibilidade de dar um zoom em tempo real.

Câmera de Segurança Camuflada

camufladaAs câmeras camufladas podem ser instaladas em diversos objetos, como relógios, sensores de incêndio, despertadores, sensores de alarme, chaveiros, tomadas de energia, óculos, chaves, canetas, etc.

É utilizada por quem deseja filmar algo sem ser percebido.

A desvantagem desses modelos de câmeras de segurança é a falta de qualidade da imagem. Você filma, mas não tem uma imagem com boa resolução. Por isso, são ideais para espaços menores, como o interior de cômodos de uma residência.

Mini Câmera

Um dos modelos atualmente em desuso, pois está sendo substituída pela câmera míni dome, de melhor qualidade.

É pequena e se adapta à necessidade de discrição. No entanto a qualidade de sua imagem é baixa e não pode ser instalada externamente, pois não resiste a intempéries.

Câmera Falsa

Como o nome diz, a câmera falsa não é realmente uma câmera capaz de filmar: é uma simulação de uma verdadeira, com o único propósito de inibição de atos de invasão ou vandalismo.

Existem modelos de câmeras de segurança falsas que possuem led que fica acesso quando ligado à energia aumentando a impressão de que se trata de uma câmera real.

O risco é que os criminosos saibam distinguir a câmera falsa da real e por isso acabem entrando em ação.

Câmera Profissional

Também conhecida como câmera box, possui grande número de recursos e configurações, como se adaptar muito bem a diferentes incidências de luz sem perder a alta resolução, ser capaz de uma maior variação de foco e evitar ofuscação da imagem.

São menos comuns mas muito mais eficientes no monitoramento da área. Suas lentes podem ser trocadas. Pode ser instalada em ambientes internos e externos.

Câmera Sem Fio

camera wirelessPor definição possuem tecnologia IP wireless, dispensando cabos de rede para terem acesso à internet. A qualidade da imagem é boa, mas superada por outros modelos mais modernos.

Ainda assim, vale lembrar que a câmera sem fio precisa, sim, de um fio: o de alimentação, já que precisa estar ligada a uma fonte de energia.