Bicicletas: Equipamento e Manutenção nas Trilhas

Escrito por

Pedalar nas trilhas é um grande prazer alem de ser bom para a saúde. Poder ir longe, ver mais panoramas, enfrentar vários tipos de terrenos, atravessar rios e florestas é simplesmente fantástico! Mas para podermos fazer tudo isso temos de ter a saúde em dia e a bike também. Caso ela tenha um problema, aqui esta nossa sugestão de estojo “resolve encrenca”.

Estojo para Conserto de Bicicletas

Sempre leve com você uma espátula para o caso de precisar retirar o pneu. Cola, lixa e remendos prontos de borracha também são essenciais.

Tenha uma câmara de ar e um cabo de frio sobressalentes – além de um pequeno recipiente para a corrente da bike. Um jogo de chaves Allen também é uma boa ideia, assim como uma chave de boca regulável.

bicicletas

Aliás, providencie um conduit de cabo de freio reserva. E uma bomba de encher.

Itens Indispensáveis para Você

Que tal levar uma bebida isotônica (2lt)? Ela vai repor os sais minerais perdidos na transpiração. Furtas cortadas em pedaços pequenos também podem ajudar muito na hora da fome.

Use um protetor solar com FPS 30, no mínimo. E capacete, luvas e um calçado adequado. Num saquinho plástico hermeticamente fechado, coloque seu celular desligado, para não gastar bateria à toa, documentos e dinheiro.

Assim como você faz com as bicicletas, carregue um kit de primeiros socorros com você. Se for ficar por mais de um dia, confira a lista completa de itens que não deverão faltar.

Revisão de Bicicletas Antes das Trilhas

Veja o esquema abaixo e confira cada parte antes de entrar em ação com a sua bike.

manutenção da bicicleta

  • Corrente: Se estiver seca e fazendo ruídos, pingue óleo nas junções da corrente.
  • Rodas: Balance a roda no sentido lateral para constatar se não existem folgas e que está bem presa.
  • Pneus: Veja se não estão rasgados, ressecados, ou qualquer outro defeito. Verifique a pressão.
  • Selim: Verifique se está ajustado a sua altura, limpo e seco. Constate se está bem preso ,tanto no (forçando) sentido vertical quanto horizontal.
  • Freios: Aperte firme os freios para sentir se estão funcionando em conjunto.
  • Guidão: Coloque a roda dianteira entre suas pernas. Force o guidão para direita/ esquerda para ver se tem folga.
  • Sapatas: Confira o estado das sapatas de freio: o normal é se desgastarem uniformemente. Olhe se não estão desgastados em demasia ou de maneira desigual ( a da esquerda está pegando mais no aro que o da direita , por exemplo). Se for o caso troque-as.
  • Câmbios: Teste os câmbios, sentindo se estão trabalhando macio e silenciosos e fáceis de encaixar.
  • Direção: Sinta se a direção não está dura de virar, presa ou fazendo barulho ao manobrar – pode estar apertada demais.