Banheiros: Como Limpar

Escrito por

Sendo o lugar onde realizamos nossa higiene pessoal, o banheiro precisa estar sempre limpo. E, embora pareça um trabalho complicado, não é. Confira a seguir nossas dias para deixar seu banheiro limpo e organizado.

Superfícies Gerais do Banheiro

limpeza da pia banheiroPara limpeza geral de banheiros, escove as as superfícies com bicarbonato de sódio e água quente. Lave o chão do banheiro e o vaso sanitário com uma mistura de água e amoníaco ou limpador multiuso.

Uma mistura de 1/2 xícara de água sanitária, 1/4 xícara de vinagre branco, 1/4 xícara de bicarbonato de sódio e 5 1/2 litros de água morna também é um ótimo produto para lavar o chão.

Vaso sanitário, pias e ralos devem ser higienizados despejando freqüentemente um pouco da solução preparada com uma parte de hipoclorito de sódio para cinco partes de água. Deixe agir por 15 minutos.

No caso específico dos ralos, recolha cabelos e coloque desinfetante dentro dele a cada 15 dias. Para polir, use pano úmido embebido em saponáceo cremoso ou em pó. Esfregue principalmente o seu interior e as áreas mais engorduradas.

Com uma solução de 3 colheres de sopa de soda cáustica num litro de água fervente, mantenha o seu ralo livre de gorduras e odores.
Aplique semanalmente.

Limpe vidros e espelhos com pano úmido e depois pano seco (limpa-vidros é outra opção).

Como Limpar o Box e a Banheira

limpeza boxe banheiroAqui o ideal é usar produtos específicos para limpeza. Existem os especialmente dedicados aos azulejos, facilitando a retirada de limo e mofo. Outra opção é, a cada 15 dias, escovar o rejunte e lavar os azulejos. com uma solução de sabão em pó ou sapólio líquido mais água sanitária em água.

Se o seu box for feito de vidro, utilize itens desenvolvidos para limpeza de janelas. Se for de acrílico, utilize detergente neutro, água e um pano.

Não utilize produtos abrasivos como lixa, palha de aço ou ácidos. Tampouco use facas ou objetos pontiagudos para retirar as etiquetas. Use somente água, sabão ou detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro.

A permanência de gotas de água após o banho pode, eventualmente, provocar manchas d’água. Portanto remova-as mantendo o box seco e limpo.

Se você já possui as manchas no seu vidro, passe água quente no seu box e em seguida uma esponja macia embebida com vinagre branco.
Use um pano que não solte fiapos ou papel do tipo absorvente ou jornal amassado.  Em seguida seque bem o vidro.

Caso não obtenha sucesso procure por uma vidraçaria que trabalhe com box e faça manutenção de vidros. Eles usam produtos químicos mais abrasivos que removem estas manchas.

No caso das banheiras, esfregar com limão e sal caso estejam engorduradas. Ou lave com vinagre quente esfregando em seguida com um pano umedecido na essência de terebentina.

Para tirar o amarelado da banheira de louça, passe uma solução de sal e essência de terebintina.

Limpando os Metais do Banheiro

Na hora de limpar torneiras e acessórios cromados do banheiro economize tempo e dinheiro usando um pano embebido em querosene para remover a nata do sabão rapidamente. O odor do querosene desaparecerá em pouco tempo.

Metais com pintura epóxi, cromado ou de ferro: retirar o pó com flanela seca e/ou pano limpo, macio, levemente umedecido. Pode ser empregado detergente neutro, devendo ser seco a seguir, evitando ferrugem.

Não usar buchas ou produtos ásperos/abrasivos, que podem danificar a pintura. Nem álcool ou produtos químicos que contenham solventes.
Evitar batidas, pois danificam a proteção contra ferrugem.