A orelha-de-gato é uma suculenta nativa da ilha africana de Madagascar de aspecto aveludado que fica perfeita em jardins rochosos ou em arranjos com outras plantas. Aprenda a plantar o kalanchoe.[clear]
Nome Técnico: Kalanchoe tomentosa
Nomes Populares : Kalanchoe, Panda Plant, orelha-de-gato, calancoe
Família: Família Crassulaceae
Origem: Madagascar[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Planta herbácea suculenta com folhas carnosas cobertas por pelos finos e brancos, dando um aspecto aveludado à planta. Na ponta das folhas marcações em coloração marrom.
Crescimento até 0,45 m. Floração rara e esporádica.
[h2 type=”2″ width=””]Modo de Cultivo[/h2]
Local ensolarado, com sol direto por no mínimo 4 horas. Solo rico em material orgânico com boa drenagem.
Para plantio em vasos, preparar mistura de terra comum de canteiro ou húmus de minhoca com areia, em partes iguais. Proteger o fundo do vaso com manta não-tecido ou pedrinhas e areia, para que a drenagem seja fácil.
As regas devem ser abundantes, mas espaçadas, deixando secar o solo. Quando em cultivo isolado ou mesmo em vaso em conjunto com outras suculentas e cactos, colocar fertilizante diluído na água de rega.
Usar a mistura de 1 colher de sopa de adubo granulado NPK em 2 litros de água, sacudindo bem para dissolução. Regar o substrato somente, evitando umedecer as folhas.
Realizar esta adubação no período de crescimento da planta durante a primavera ou verão. No inverno as regas deverão ser espaçadas para evitar apodrecimentos.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Propagação de Kalanchoe Tomentosa[/h2]
Para obter mudas, poderemos separar as touceiras ou fazer estaquia das folhas. Retirar as folhas de base e deixar secar sobre um papel para formar uma película sobre a ferida.
Colocar em bandeja de cultivo ou vaso coletivo com areia úmida e deixar à sombra. Em breve aparecerão as folhinhas.
Transplante para vasos, em substrato preparado com areia e húmus de minhoca em partes iguais. Não se esquecer de regar após o plantio, conservando alguns dias fora do sol.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo[/h2]
Os jardins rochosos de cactos, suculentas, caudiciformes e outras plantas xerófitas são muito interessantes, principalmente para regiões quentes e onde as chuvas são mais esparsas.
A dosagem com outras plantas maiores em conjuntos harmônicos farão deste tipo de jardim um sucesso.