Plante Ervas e Temperos Dentro de Casa

Escrito por

Quem nunca pensou em plantar as próprias ervas e temperos em casa? Pois é mais fácil do que parece. Veja a seguir todas as dicas que você precisa para produzir esses vegetaizinhos tão especiais para consumo próprio.

Ervas Próximas a Janelas com Sol

plantas aromaticasDentro de casa para produzir ervas aromáticas para temperos ou chás necessitará de uma janela que tenha orientação norte ou oeste, quando o sol incide diretamente nas plantas.

Estas, como comentei, são todas de locais com sol, então querer produzir temperos na sombra é somente para uso culinário enquanto houver folhagem, pois a planta definhará.

O número de horas de sol irá variar conforme a região do país, mas um mínimo de três horas é o indispensável.

Ervas e Temperos: Lâmpadas Especiais para Vasos em Locais sem Sol

Caso seu apartamento não tenha tanta luz do sol como desejaria, poderá usar lâmpadas fluorescentes do tipo dia (Day light) para adicionar maior luminosidade para suas ervas.

Suportes com afastamento de 40 a 50 cm sobre os vasos poderão propiciar uma mini horta dentro de casa.

Diferentes Tipos de Vasos para Organizar suas Ervas

vasoPara cultivo de mais de um tipo de planta, com exceção da salsa, o vaso deve ter, além de uns 50 cm de altura também maior diâmetro, para que as plantas não fiquem apertadas ao crescerem.

Vasos de aromáticas na forma de bacia são ótimos e são encontrados em cerâmica, mais pesados ou então em plástico marrom ou verde, bem mais leves.

Também jardineiras plásticas são ótimas para cultivo de temperos, mas para sacadas poderá prejudicar a ornamentação, pois não são bonitas, devendo ser colocadas num recanto ao sol,  onde seu visual não prejudique o conjunto.

Poderá esconder o plástico de vasos e jardineiras colocando dentro de cachepots de madeira ou cerâmica decorados em harmonia com o restante do espaço.

Passo a Passo de Plantio de Ervas e Temperos em Vaso

Ao adquirir as mudinhas escolha as que estão ainda crescendo, durarão mais tempo. Inicie o cultivo com algumas ervas de sua preferência, que usará nas receitas.
Esteja atento para só plantar no mesmo vasos ervas ou temperos que convivam bem no mesmo espaço. Alguns temperos, como a salsa, por exemplo, deve ser plantada em vaso sózinho.

Aqui escolhemos fazer um plantio em vaso com 3 qualidades diferentes de manjericão.

Para plantar ervas em pequenos vasos você necessitará de recipientes de cerâmica ou plástico, manta geotêxtil, areia de construção, composto orgânico completo, adubo NPK formulação 10-10-10, ervas aromáticas adquiridas em hortos, floriculturas ou viveiristas.

Uma pazinha também será útil, mas se não quiser adquirir uma colher velha também funciona.

Preparação do Vaso para Ervas

manjericaoA preparação do vaso segue as indicações que já fornecemos tantas vezes: proteção do furo de drenagem com manta geotêxtil, sobre isto colocar a areia úmida.

A manta e a areia úmida são para favorecer a drenagem das águas de rega.e em seguida colocar composto orgânico completo.

A seguir, coloque composto orgânico completo.

Lembre-se de deixar espaço  na altura do vaso para o plantio dos torrões das mudas.

Retire as Mudas de seu Recipiente com Cuidado

Aperte o plástico do recipiente onde se encontra a muda de erva que deseja transplantar para soltar o torrão.

Retire a muda do vasinho de cultivo com cuidado para não quebrar talos, folhas e não danificar as raízes.

Acomode a Muda Sobre o Substrato

Se for misturar ervas diferentes no mesmo vaso, arranje as plantas de forma harmoniosa.

Arrume as plantas que crescem mais bem no meio do vaso e reserve a borda para aquelas que têm hábito rasteiro, como a manjerona e que irão cair pendentes.

Não enterre demais a muda, colocar mais substrato embaixo se necessário e preencher as laterais, deixando 1 cm da borda do vaso para receber as regas.

A Rega

molhando canteiro plantasSempre regar depois de terminar o plantio.

Não deixe água no pratinho, este tem a função de somente aparar a água para não sujar seus móveis ou pisos.

Se o solo de seus temperos estiver úmido, não regue

No verão as regas deverão ser feitas mais frequentes, mas teste o substrato do vaso com os dedos, se estiver úmido não regue.

 As aromáticas não são plantas de substrato úmido.

Adube seus Vasos com Ervas uma Vez ao Mês

Pelo menos uma vez por mês, dilua uma colher de sopa de adubo NPK formulação 10-10-10 em dois litros de água (use uma garrafa PET de refrigerante).

Coloque um pouco de água, adicione o fertilizante e sacuda bem para dissolução. Acrescente mais água para completar.

Coloque a água assim preparada no substrato, cerca de 1 copo da mistura para vasos pequenos, 2 a 3 conforme o tamanho do recipiente. Evite molhar as folhas das ervas para que não apresentem depois sinais de queimaduras.

Suas plantas terão assim nutrientes para produzir mais tempo. Corte as inflorescências assim que surgirem, terá plantas por muito mais tempo.

Tempero de Flores de Manjericão

O manjericão é uma planta de mais de um uso. Além das folhas usadas para temperos, após o florescimento irá ocorrer a formação de pequenos frutos.

Se tiver boa quantidade da planta experimentar deixar algumas das espigas ficarem maduras. Corte junto às últimas folhas dos ramos e coloque sobre um jornal deixando na sombra.

Aguarde um ou dois dias para que sequem. Depois esfregue nas mãos, esfarelando inclusive os pequenos talos. Guarde em vidro fechado. Use como tempero de molhos.

Terá o odor e sabor das folhas frescas com mais intensidade e um leve toque apimentado. 

Como Colher suas Ervas e Temperos

alecrimQuando for colher suas ervas, retirar partes da planta para consumo, faça um rodízio entre os ramos, retirando ponteiros em vez de somente as folhas.

Isto ocasionará maior emissão de talos, tornando mais fechada a copa, beneficiando a planta também. Não “arrasar” com a muda, retire somente o que necessitar.

Quando retirar muitos ramos, não se esquecer de colocar mais nutrientes para que ela possa ter elementos para produzir mais folhagem.

A dica melhor é nunca retirar mais de 1/3 da planta, permitindo sua recuperação antes de novo corte.

E isto vale para qualquer situação, na horta do quintal, do terraço, da sacada ou dentro de casa. E assim poderá ter sua horta em casa, independente de chão, localidade, região.

Para aromatizar e temperar suas receitas ou fazer um chazinho para conforto e aconchego.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: katsommers