Manutenção Preventiva de Pragas em Jardins

Escrito por

Para cultivar um belo jardim, é preciso estar atento para a atividade de insetos e outras pragas que podem danificar as folhas e flores. 

Trata-se do manejo integrado de fitossanidade do jardim.

Manejo de Pragas: Procedimentos Simples

caracolInspecionar o jardim a cada três dias: observação de plantas para verificação de doenças ou ataque de pragas, pelo menos a cada três dias. Aproveite e curta as flores.

Retire pragas através da catação as lesmas, besouros e tatuzinhos. Use as iscas indicadas e evite venenos e iscas químicas.

Retire, também, ervas daninhas e inços: realizar a reposição de nutrientes nas épocas adequadas a cada tipo de planta, com a forma e na quantidade específica, com o adubo certo, pois uma planta sadia e bem alimentada resiste mais ao ataque de insetos.

Usar defensivos ecologicamente corretos. Em caso de infestação, utilizar somente defensivos verdes, evitando contaminar o meio ambiente e matar os aliados, pássaros e insetos predadores.

Evite plantas hospedeiras – plantas-isca que atraem insetos – pois estes passarão desta para as outras plantas.

Reconhecer plantas hospedeiras de borboletas, que são insetos seletivos para ovoposição, como a Penta e a Brunfelsia.

Como Cuidar do Jardim para Afastar Pragas

jardim plantasAs regas devem ser regulares, de acordo com a época, temperatura e tipo de planta. Umidade demais atrai lesmas e tatuzinhos e diminui a resistência das plantas.

Realizar a reposição de nutrientes nas épocas adequadas a cada tipo de planta, com a forma e na quantidade específica, com o adubo certo, pois uma planta sadia e bem alimentada resiste mais ao ataque de insetos.

Utilizar adubos orgânicos na implantação do jardim, as plantas terão maior poder de defesa ao ataque de insetos e serão mais resistentes às doenças.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: victorcamilo