Para nós, o kiwi é uma fruta exótica cada vez mais popular. Vinda da Nova Zelândia, no distante continente da Oceania, seu aspecto peculiar e sabor levemente azedo faz parte da dieta dos brasileiros em forma de saladas, sobremesas, doces e até drinks. A seguir, descubra como planta o kiwi.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Kiwi: Reprodução por Estarquia[/h2]
Para a instalação do pomar, poderemos utilizar sementes ou mudas enxertadas. A técnica mais usada atualmente é a estaquia.
É feita na primavera com enraizadores à base de ácido indol butírico (AIB), quando terão mais chance de sucesso e poderão ser utilizados os ramos podados.
Cortar as estacas de caule com 10 cm de comprimento, com dois nós e preservar duas folhas, cortando-as ao meio para evitar grande perda de água.
O corte inferior da estaca é feito em bisel, isto é, em diagonal e deve ficar próximo a um nó.
Passar no enraizador e colocar em bandejas para enraizarem com vermiculita ou casca de arroz carbonizada, mantendo úmido o substrato. Colocar um plástico por cima para evitar a perda de umidade.
Deixar em cultivo protegido até notar que começam a se desenvolver as gemas, quando então deverão ser retiradas com cuidado e transplantadas para sacos ou baldes plásticos com preparado feito de composto orgânico, adubo animal, farinha de ossos e areia, bem misturados.
Após o plantio, regar e manter esta umidade regando todos os dias por alguns dias. Manter em cultivo protegido com sombra de 50% até as mudas estarem aptas a serem levadas para campo.
[h2 type=”2″ width=””]Adubação e Cuidados com o Pomar de Kiwi[/h2]
Nos pomares já implantados realizar a adubação de primavera, com nitrogênio ou adubo NPK e farinha de ossos, incorporando no solo ao redor da muda, regando a seguir.
O uso de mulching ao redor da muda é uma boa prática, pois diminui a perda da umidade de regas e reduz a incidência de inços competidores. Esta cobertura seca poderá ser palhada de lavoura cortada fino, cascas de trigo ou arroz.
No final do inverno, podar os ramos débeis, os que estão dirigidos para o meio da planta, deixando os mais vigorosos. Deixar de 5 a 6 gemas em cada ponta cortada. Retirar os ramos que secam para aumentar a aeração do pomar.
As regas devem ser regulares e deve-se evitar o encharcamento, pois a cultura é sensível a fungos do solo.
[h2 type=”2″ width=””]Colheita do Kiwi[/h2]
Mudas provenientes de enxertos produzem a partir de 3 a 4 anos após o plantio. Os frutos são colhidos antes de maduros e podem resistir entre 6 a 8 semanas armazenados.
O ambiente de estocagem deverá ser ventilado e se for levado para refrigeração a conservação nas câmaras frias deverá ser à temperatura de 1 a 2 ºC.
[box type=”mais” align=”right”]
[h3 type=”2″]Nesta Série:[/h3]
[/box]
Poderá ser usado para sorvetes, sucos e consumo in natura, em saladas de frutas e mesmo saladas salgadas. Muito pouco presente no mercado e com preço muito alto, sua demanda ainda é algo que precisa ser trabalhado.