Jardim Vertical de Sombra – Pendentes

Plantas pendentes são outra atração que poderemos usar, aumentando o espaço usado, muitas vezes confinado entre paredes de edificações e muros.

O termo jardim vertical é usado para este caso, pois é o prolongamento do espaço visual do jardim, propiciando mais verde e ornamentação para áreas pequenas.

chifre-veado-sombraAs plantas adequadas a este tipo de local mais sombreado são inúmeras, a própria flor-canhota e a maranta rasteira poderão ser plantadas em vasos e cultivadas como pendentes.

Outra planta interessante é a falsa-hortelã (Plectranthus coleoides) e o chifre-de-veado (Platycerium), este de grandes dimensões e grande efeito ornamental.

Plantas em Vasos ou Jardineiras

Nem só de canteiros é formado o jardim sem sol. Plantas em vasos podem ser usadas, assim como jardineiras.

maranta rasteiraUma planta excelente para lugares sombreados, de folhas largas brilhantes é a aspidistra (Aspidistra elatior).
É uma planta de cultivo muito antiga que enfeitava salões dos nossos antepassados.
Por um tempo esquecida tem sido requisitada novamente, para arranjos florais e ornamentação de jardins.

O jardim sem sol pode ser apenas um recanto na área de jardim particular e deve ser projetado para propiciar recantos de meditação, com bancos ou cadeiras de descanso para leituras ou bate-papo com amigos e familiares.

Quando em áreas de condomínio poderá servir para local de confraternização dos moradores e em empresas para descanso dos funcionários das tarefas por vezes enfadonhas e estressantes, ajudando a tensão de processos automatizantes.

Seja qual for o local o jardim de áreas sombrias poderá ser belo, surpreendente e virar atração para todo

Links para as Plantas Mencionadas no Texto

Neste artigo estamos incluindo fichas técnicas das plantas que foram citadas. É só clicar no link que será encaminhado para o grupo pertencente à planta pesquisada:

 * clique
1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.