Grama: Como Plantar

Escrito por

Como Colocar as Placas ou Leivas de Grama

A colocação das leivas deve ser feita de modo a ter linhas desencontradas, evitando pontas que se unam. Isso tornaria a porção mais vulnerável  a pisadas que rebaixariam o solo e fariam bolsões.

Gramas de estolão como a grama-catarina e a inglesa, por exemplo, têm uma direção de crescimento. Plantar as leivas com a mesma direção, com melhor efeito visual e facilitar o manejo de corte.

Semeadura de Grama: Vantagens e Desvantagens

Muitas pessoas comentam que gostariam de elas próprias semear e cuidar das mudinhas para desenvolver o gramado. Para aquelas que apreciam realmente jardinagem e o cuidado intensivo sobre este tipo de projeto, há possibilidades de realizar, sim.

As sementes podem ser adquiridas em agropecuárias, escolha a de sua preferência e adequada à região onde mora. Preparar a área a ser gramada da mesma forma que para a implantação. Semear a grama a lanço. Regar bem.

grama-ceuEm poucos dias notará a formação das mudas germinadas que irão se desenvolver rapidamente.

Aplicar adubo NPK 10-10-10, cerca de 100 g/m2 a lanço, regando a seguir, dando assim um incentivo para o crescimento das mudinhas. O sucesso deste projeto dependerá do grande controle sobre os inços, que parecem ser atraídos para o local.

Muitos pássaros comedores de sementes serão predadores daquelas ali colocadas, os sabiás adoram uma terra sem vegetação para revolver e catar suas minhocas, o gato e o cachorrinho também para colocar ali seus “presentes”.

Cercar a área somente adiantará para evitar pisoteio de humanos e de animais, os pássaros dificilmente conseguirão ser controlados, mesmo com o uso de cordões esticados com bandeirinhas, espantalhos e o que desejar fazer para evitá-los.

Após a implantação, a grande atenção e esforço sobre o gramado irá diminuir à medida que a grama atinge 5 a 6 cm de altura.

A partir daí, realizar um corte e adubação, com regas a seguir e começar a seguir o calendário proposto de recolocação de nutrientes.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Robert S. Donovan, It'sGreg, JoshuaDavisPhotography