Flor Arlequim (Sparaxis tricolor)

Nome botânico: Sparaxis tricolor (Schneev.) Ker Gawl
Sin.: Ixia tricolor Schneev.
Nome popular: esparáxis, íris, flor arlequim
Angiospermae – Família Iridaceae
Origem: África do Sul[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]

flor arlequimPlanta herbácea bulbosa da família da íris, com altura em torno de 0,30 m, de folhas estreitas.

As flores são vistosas na cor vermelhas com centro amarelo, reunidas em inflorescência aberta com até 12 flores no pedúnculo acima da folhagem.

Floresce a partir do inverno, produzindo belo efeito ornamental. Pode ser cultivada em regiões de temperaturas amenas a frias, como regiões de altitude e no Sul do país.

[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Esparáxis[/h2]

É uma planta fácil de cuidar.

Preparar o canteiro aerando o solo, acrescentando composto orgânico o quanto necessite e adubo de aves, cerca de 300 gramas/m, incorporando na terra do canteiro.

Os bulbos são plantados no outono, quando começarem a brotar.

Colocar em espaçamento de 30 cm x 30 cm em linhas desencontradas. Deixar a ponta do bulbo de fora da linha do solo para facilitar a brotação.

Regar após o plantio. O solo deverá ter uma certa umidade, mas evitar excesso de regas para não haver apodrecimento da muda.

[h2 type=”2″ width=””]Como Guardar o Bulbo na Época da Dormência[/h2]

flor arlequim

 

A esparáxis entra em período de dormência, após a secagem e queda das folhas e o pendão floral.

Os bulbos poderão ser retirados neste período, preservando-os em caixas de papelão até o outono.

Os perfilhos ocorrem naturalmente, originando mais mudas. Podem ser separados quando estiverem no tamanho do bulbo da planta mãe.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo e Uso Decorativo[/h2]

Em paisagismo é uma excelente planta para colocar em longos canteiros ao longo de gramados, para separação de recantos ou em entradas para automóveis.

Uma observação: uma parte do ano as plantas ficarão sem folhas deixando o solo desnudo, então grandes extensões terão mais custo de plantas e mão de obra para substituir por plantas de ciclo anual curto de verão.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...