Vantagens da Técnica com Huglekultur

hugelcultur-bedEm lavouras e sítios produtivos com cultivo de hortaliças ou ornamentais, poderemos usar a técnica e aproveitar seus benefícios. Elas podem incluir uso de pouca ou quase nenhuma irrigação depois de algum tempo, conforme o tipo de planta cultivada.

Culturas como morangas e pepinos não requerem tanta água como o cultivo de alfaces, por exemplo.

Funciona muito bem para grandes áreas, onde materiais de corte ficam apodrecendo no campo sem uso. Ela ocupa um espaço onde poderia haver uma cultura.

Em áreas menores podem minimizar partes declivosas com buracos de erosão, onde já estaria pronto o berço para a implantação. Evita áreas secas onde poderia haver incêndio devido às plantas fenecidas em épocas de grande estiagem.

Pode ser feito com qualquer tamanho e altura, pois é possível aumentar a pilha em suas dimensões após uma colheita. Pode ter no início uma altura em torno de 70 cm e após o término do ciclo das plantas ali cultivadas.

Quando começar a diminuir de altura devido à compactação e à decomposição dos troncos e ramos ali colocados, é possível abrir a terra e colocar mais material.

O cultivo de plantas anuais (ornamentais ou hortaliças) poderá levar a um problema que será preciso muito cuidado no manejo. O aumento da altura pela adição de mais substrato para novas culturas é indicado. Isto poderá levar a um monte muito mais alto que o desejado.

A coerência neste caso é importante na decisão de quanto colocar de terra ou retirar parte dela. Leve em conta a quantidade de substrato dos torrões de novas mudas.

Neste mundo onde o aquecimento global é uma grande preocupação, esta técnica permite o sequestro do carbono (CO2) do material descartado. Isso porque ficam sob o substrato, o que será benéfico para o meio ambiente.

A pilha de troncos e ramos tem a tendência a encolher à medida que passa o tempo, devido à decomposição do material de que é formada.

O material soterrado sofre a ação dos micro-organismos, ocorrendo a decomposição tornando-se terra rica e aproveitável para canteiros tradicionais quando for desmanchado o monte.

Madeiras que Não Devem Ser Usadas no Huglekultur

hugelkultureO uso de troncos com resinas, como pinheiros, ciprestes e outras coníferas não é recomendado. A resina poderá ser um inibidor a atividade microbiana, o que é um dos fatores de sucesso da técnica.

Madeiras tem muito carbono (CO2) e para que os microorganismos façam a decomposição eles retirarão do substrato quantidades expressivas de nitrogênio, o que poderia causar deficiência nas plantas que estão sendo cultivadas na pilha.

A adição de complemento nutricional deverá ser feita, caso seja notado sintomas de carência.
A construção de sistema de recolhimento de água da chuva ao redor da pilha poderá ser necessária para evitar o acúmulo de água, evitando a formação de um fosso de água ao seu redor.