Já ouviu ou leu sobre Hugelkultur? Sabe o que significa? O nome é em língua alemã e quer dizer cultura num monte ou colina.[clear]
Cultiva-se diversos tipos de plantas num berço de material orgânico que iria a descarte, como ramos podados e troncos de madeira de árvores mortas.
[h2 type=”2″ width=””]Como Montar o Canteiro Hugelkultur[/h2]
Estabelecido o local, cavar o solo aproximadamente 70 cm de profundidade para estabilizar a pilha. Sobre a terra desnuda são dispostos troncos e ramos, com formato de pirâmide, fazendo um monte.
O recomendado para iniciar é montar um berço de 0,90 m de largura, com 1,80 m de comprimento e 0,90 m de altura. O declive deverá ficar em torno de 65 graus para que haja estabilidade.
Quanto mais alto projetamos o hugelkultur, mais largo deverá ser para evitar desmoronamentos. A largura recomendada é a ideal, pois maior metragem poderá complicar na hora da colheita.
Como o formato de pirâmide tem a base mais larga, será onde serão colocadas as partes mais pesadas e mais grossas do material. Partes de troncos e ramos de maior diâmetro devem ser usados. O contrário traria desequilíbrio à pilha.
Sobre essa pilha é colocado composto orgânico misturado com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 100 g para um balde de composto. Se o cultivo é de hortaliças será conveniente acrescentar 100 g de húmus de minhoca na mistura.
Compactar em densa camada, cobrindo tudo.
[h2 type=”2″ width=””]O Que Pode Ser Plantado no Canteiro Hugelkultur[/h2]
Podemos cultivar hortaliças diversas, herbáceas perenes ou anuais ornamentais. Plante-as na forma de mudas em linhas desencontradas.
Plantas cultivadas num espaçamento menor e mudas que tenham muitas raízes são melhores para a estabilização da camada de terra.
Cultivos interessantes para o hugelkultur são abóboras, pepinos, batata inglesa ou batata-doce. Elas formam densa massa vegetal, cobrindo o solo.
Ao redor das mudas implantadas é conveniente usar um mulching de folhas secas, oriundas da poda da grama ou recolhimento de folhas de árvores. Ajudará a manter o solo no local e a umidade.
Esta técnica não serve para cultivo de arbustos lenhosos de pequeno ou grande porte, árvores e palmeiras. Também não é conveniente plantas que necessitem de tutoramento.
Após o plantio das mudas, nas primeiras semanas será conveniente regar as mudas todos os dias. Para ornamentais perenes, serão necessárias adubações periódicas de acordo com as espécies cultivadas.
Estas adubações poderão ser feitas com o adubo granulado NPK formulação 10-10-10 para folhagens e 4-14-08 para as floríferas. Usar 100 g/m2.