Como Acabar com Mosquitos nos Vasos e Jardins

Escrito por

O verão é a estação onde os mosquitos mais se multiplicam. Temperaturas mais altas e maior incidência de chuvas favorecem a reprodução desses insetinhos. Para evitar o desconforto da coceira e, principalmente, impedir a transmissão de doenças, é importante tomar uma série de medidas, incluindo proteger suas plantas e o seu jardim. Aprenda a seguir alguns truques simples e altamente eficientes.

Você pode até mesmo impedir a entrada de mosquitos dentro de casa, mas em áreas externas é muito mais difícil. Resultado: os mosquitos se propagam por ovos colocados em água parada, limpa ou suja. Isto quer dizer que recipientes no jardim que possam conter água de chuva ou regas podem ser focos de proliferação dos insetos.

Vasos, pratinhos embaixo de vasos, baldes e recipientes descartados abertos com água podem conter larvas, inclusive do temido mosquito que transmite a dengue, a zika e a chucungunya: o Aedes aegypti. Isso sem mencionar nas espécies que transmitem a febre amarela.

Proteja os Pratinhos de Água das Plantas

vaso flores areiaNo jardim não há necessidade de pratinhos, mas em terraços, sacadas e em interiores é preciso, para evitar que a terra do vaso suje o piso ou móveis.
A água de rega que sobra deve ser descartada, mas quando o vaso é grande, torna-se quase impossível fazer isto. A solução é colocar a areia, arrumar o vaso sobre ela e pronto.

Periodicamente colocar uma colher(chá) de água sanitária na areia ao redor do vaso. Não prejudica a planta, mas é eficiente para matar qualquer larva ali instalada.

O café passado é resíduo descartado no lixo. Mas é excelente enraizador, ótimo para misturar em substratos e também para colocar com areia nos pratinhos sob os vasos.

É repelente de mosquitos e também de lesmas. E quando for misturar substratos para vasos, utilize esta mistura usada, aproveitando para renovar o material.

Combata Mosquitos de Jardim com Óleo de Nim

óleo de nimPara diminuir a infestação de mosquitos no jardim podemos usar óleo de nim, inofensivo para humanos e animais domésticos.

Os insetos se escondem sob a folhagem durante o dia, então antes do sol aparecer ou após o por do sol, pulverizar sob as folhas uma mistura de óleo de nim com água, usando uma colher (sopa) para um pulverizador pequeno.

Quando fizer isto, mantenha as janelas e portas da casa fechadas, pois os mosquitos tentarão escapar, indo para outro esconderijo.