Composteiras para Casa ou Apartamento: Seja Sustentável

Escrito por

Transforme seu lixo em adubo orgânico: a compostagem residencial utiliza minhocas para decompor restos de alimentos e vem ganhando cada vez mais espaço nos centros urbanos.

Também conhecida como vermicompostagem, ela ajuda a diminuir o volume de resíduos em aterros sanitários, misturando-se a outros tipos de descartes e gerando gás metano, muito nocivo para o meio ambiente.

Dessa forma, a realização de compostagem diminui sua contribuição para o efeito estufa e as mudanças climáticas. Além disso, com menos lixo orgânico, os aterros sanitários esticam suas vidas úteis.

Para completar, as fezes (húmus) produzidas pelas minhocas que consomem o lixo orgânico servem como adubo nutritivo para hortas e jardins. Esses vermes não transmitem doenças e não são sujas.

Conheça a seguir as composteiras que permitem a realização da compostagem até mesmo em apartamentos.

Caixas de Compostagem: Mais Práticas

composteiraO modelo mais prático, que se adapta a casas mas também em apartamentos com espaço mais limitado, é o de caixas de plástico opacas.Trata-se de um mínimo de três compartimentos empilháveis arrematados por uma tampa superior.

Os tamanhos das caixas vai depender da quantidade de lixo orgânico produzido por cada família. Quanto maior o número de pessoas ou consumo de alimentos frescos, maior deve ser sua dimensão.

  • Composteira de 500 gramas/ dia de resíduos: 43cm de comprimento x 35cm de largura x 43cm de altura (ou também de 55cm de altura). Indicada para residência com um morador;
  • Compostaira de 1 litro/ dia de resíduos: 50cm de comprimento x 35cm de largura x 65cm de altura. Indicada para residência com dois moradores;
  • Composteira de 1,3 litro/ dia de resíduos: 62cm de comprimento x 39cm de largura x 59cm de altura. Indicada para residência com três moradores. Há, também, composteira de 1,3 litros para de cinco a seis moradores, com 59cm de comprimento x 39cm de largura x 77 centímetros de altura;
  • Composteira de 2 litros/ dia de resíduos: 62cm de comprimento x 39cm de largura x 80cm de altura. Indicada para residência com quatro a cinco moradores.

Se essas medidas não forem ideais, mais caixas podem ser adicionadas às originais. No Brasil, a boa variedade de fabricantes de composteiras simplifica essa tarefa.

Estrutura das Composteiras de Plástico

Por fora, as composteiras de plástico são caixas não transparentes empilhadas uma sobre a outra. No entanto, elas formam uma estrutura que permite transformar o lixo orgânico em húmus.

composteira-diagrama

A caixa superior e a do meio são as caixas digestoras. Elas possuem um furo em seus fundos, permitindo que as minhocas passem de uma para a outra e que os líquidos escoem.

A caixa de base é chamada de coletora: ela armazena o chorume formado no processo de compostagem.