Nome botânico: Buddleja davidii Franch
Sin.: Buddleja daviddii var.alba Rehder & E.H.Wilson, B. daviddii var. superba Rehder & E.H.Wilson, B. daviddii var.magnifica Rehder & E.H.Wilson.
Nome popular: budléia, arbusto-das-borboletas, lilás-de-verão
Angiospermae – Família Buddlejaceae (Scrophulariaceae)
Origem: China, Japão[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Budléia (Buddleja davidii) – Descrição :[/h2]
Arbusto perenifólio a semidecíduo, de crescimento rápido e vigoroso, muito ramificado, com altura de 1,30 a 3,50 metros se não for contido por podas.
Os ramos são quadrangulares e as folhas longas de até 13 cm, verdes na página superior e acinzentadas na inferior.
As flores são de formato de sino, perfumadas e minúsculas, reunidas em grande panícula terminal, nas cores branca, rosa, lilás e púrpura com a garganta em coloração laranja.
O florescimento ocorre nos meses quentes do final da primavera e verão até o outono. Contêm néctar atrativo para borboletas.
Pode ser cultivada em todas as regiões do país com clima ameno a quente. [clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como plantar a Budleia[/h2]
Esta planta não tolera temperaturas baixas de menos de 150 C, nem o sol forte da tarde, sendo adequada para cultivo junto a outras plantas mais altas.
O solo deve ser bem aerado, com bom teor de matéria orgânica e muito bem drenado.
As regas devem ser abundantes e bem espaçadas.
Para plantar, abrir um buraco maior que o torrão, colocar adubo de gado bem curtido, cerca de 300 gramas/cova, misturado a composto orgânico e areia em partes iguais.
Colocar parte no fundo da cova, acomodar o torrão e preencher as laterais com a mistura.
Colocar um tutor provisório feito de estaca de bambu, amarrando de leve.
Regar bem para estabelecer a muda.
Adubações posteriores poderão ser feitas durante o inverno ou estação das chuvas com a mesma mistura de composto e adubo animal.
Outra opção é o uso de adubo granulado formulação NPK 4-14-8, cerca de 100 gramas por muda, colocado ao redor da base da planta, incorporando ao solo e regando a seguir.
Seu crescimento vigoroso tende a abafar as plantas vizinhas, para dar um formato mais regular poderá ser controlado por poda, feita após o término da floração, não comprometendo assim as da estação seguinte.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Mudas e propagação da budleia [/h2]
A propagação deste arbusto poderá ser feito retirando estacas com alguma raiz junto, feita durante o inverno ou estação das chuvas, colocando em recipiente com a mistura de substrato já nomeada acima.
Deixar em cultivo protegido até notar seu desenvolvimento.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Budléia (Buddleja davidii) – Uso decorativo e paisagismo[/h2]
Para o paisagismo é um adendo excelente, principalmente para quem gosta de ter borboletas no jardim.
Combinar a budléia com arbustos coloridos como crótons (Codieum variegatum), hamamélis (Loropetalum chinense ) ou azaléias (Rhododendrum spp.), que têm florações em outras estações.
Se colocar no jardim pentas (Penta) e zínias (Zinnia elegans) propiciará ainda mais alimento para os insetos que visitarão seu espaço o dia inteiro e poderá se encantar com elas.[clear]