Aglaonema (Aglaonema crispum)

Escrito por

Aprenda a plantar a aglaonema crispium, espécie originária das Filipinas que pode ser cultivada em qualquer local do Brasil – mas precisará de cuidados especiais em regiões mais frias. Perfeita para vasos e interiores.

Nome botânico:   (P& M) Nicolson
Sin.: Schismatoglottis crispa P & M, Aglaonema roebelini P & M
Nomes Populares:  falso-café-de-salão, café-de-salão
Família:  Angiospermae – Família Araceae
Origem:  Filipinas

Descrição

Planta herbácea de folhagem perene, altura até 0,60 m, folhas estreitas e longas com longo pecíolo, consistência coriácea, imbricadas no talo. As flores são em espádice brancas, mas que não têm importância ornamental.

Pode ser cultivada em todo o país, mas nos lugares de invernos frios deverá permanecer em estufa e casas de vegetação durante a época do inverno, sendo desta forma considerada planta de vaso.

Para os locais de temperaturas mais amenas seu cultivo poderá ser feito direto no chão, em locais com sombra durante a tarde.

O solo de cultivo deve ter boa permeabilidade, embora a planta aprecie a umidade.

Plantio da Agaonema em Canteiros

aglaomenaPara plantar em canteiro, preparar a terra retirando restos de plantas fenecidas e pedras. Colocar composto orgânico o quanto necessite para nivelar o canteiro. Abrir a cova uma vez maior que o tamanho do torrão a ser colocado.

Colocar no fundo da cova uma parte da mistura feita de adubo de curral bem curtido, cerca de 100 gramas por cova ou então 50 gramas de adubo de aves, também bem curtido e adubo tipo NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 gramas por planta, usar um daqueles copinhos de plástico para medir.

Misturar tudo com composto orgânico. Colocar a planta, preencher as laterais com a mistura, apertar o solo ao redor para firmar a muda. Regar abundantemente.

Manter sempre uma leve umidade ao redor das raízes.

Plantio em Vasos

Podemos cultivar em vaso e levar para locais dentro de casa que tenham boa luminosidade, mas não sol direto.

Para plantar em vaso de cerâmica ou cimento, é preciso proteger as paredes internas com tinta impermeabilizante, usada na construção civil, adquirir em lojas de material de construção.

aglaonema crispiumDeixar secar bem para a evaporação dos solventes. Colocar sobre o furo de drenagem um pedaço de manta geotêxtil ou brita. Por cima colocar um pouco de areia de construção úmida, vai garantir a drenagem das águas de rega.

Misturar num balde composto orgânico de folhas com 50 gramas de adubo tipo NPK formulação 10-10-10 e adubo de aves curtido, cerca de 50 gramas por muda.

Colocar parte da mistura no fundo, acomodar o torrão da planta. Se esta vier do viveirista em vaso plástico ou saco, retirar com cuidado, sendo melhor cortar com podão para evitar danificar as raízes.

Aconchegar a terra a muda. Regar e deixar em cultivo à sombra.

Aglaonema (Aglaonema crispum): Como Fazer Mudas

Para fazer mudas desta planta Aglaonema (crispum), usa-se a técnica de separação de touceiras. Retirar a planta do solo ou vaso colocar sobre a mesa e delicadamente separar os filhotes que surgem junto da planta matriz.

Depois, plantar em vaso ou no canteiro novamente com o mesmo tipo e substrato já recomendado.

Paisagismo e Uso Decorativo

Aglaonema  forma densa touceira, de cor verde acinzentada e é muito ornamental. Pode ser cultivada sob árvores e ao longo de muros, sempre à meia sombra.

Como todas as plantas da família Araceae, seu manuseio deverá ser feito com cuidado para não causar dermatite de contato ao se rasgar uma folha durante o plantio ou limpeza.