Braceletes ou pulseiras, feitas de miçangas e outras pedrarias, podem ser produzidos em um tear pequeno, chamado tear de miçangas.O tear de miçangas pode ser considerado um tear simples de madeira, com pregos ou chanfros, retangular, no qual fios são colocados sob tensão (urdidura). Veja a seguir como fazer diferentes modelos de pulseiras artesanais.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Funciona o Tear de Miçangas[/h2]
Com uma agulha e um fio, miçangas, canutilhos ou pedrarias diversas vão sendo fixadas em carreiras ao longo do fio da urdidura.
Por esta mesma técnica, é possível fazer não só braceletes e pulseiras. Cintos, alças de bolsas, acabamentos para roupas em geral são todos possíveis.
No vídeo abaixo você não apenas encontra diferentes modelos de pulseiras para fazer como também como montar um tear de miçangas de madeira.
[h2 type=”2″ width=””]Faça seu Tear de Miçanga em Casa[/h2]
É importante salientar que, na ausência do tear específico, é possível adaptar outros materiais, tais como pedaços de papelão ou isopor. O material necessário para isso: régua, lápis ou caneta, pedaço de papelão ou isopor, tesoura ou estilete.
Vários tutoriais para a confecção de teares de papelão podem ser encontrados no YouTube. Veja abaixo como é simples:
Aqui, são feitas marcas com espaçamento de 1 cm entre elas. Para pulseiras, basta fazer marcas de 0,5 cm.
Outro modelo de pulseira artesanal a se experimentar é o feito com a técnica japonesa de trançar fios chamada kumihino. A técnica do macramê também é muito utilizada na confecção de acessórios de pulso.