O novo bordado moderno une a tradição do bordado clássico das nossas avós com uma temática mais livre e materiais menos convencionais. Os trabalhos podem ser feitos em tecidos diversos e muitas vezes agregam efeitos super originais. Conheça alguns projetos impressionantes e comece a explorar o potencial infinito dessa forma de arte.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Materiais do Novo Bordado Moderno[/h2]
O material básico do novo bordado moderno não é muito diferente do tradicional. As agulhas, linhas e bastidores continuam presentes. Mas com algumas particularidades.
A linha tipo meada (também conhecida como moliné) é a mais utilizada. Afinal é fácil de encontrar, está disponível nos mais diferentes tons e confere um ótimo acabamento ao trabalho. Mas você sempre poderá usar linha perlé ou mesmo de costura.
A agulha vai depender do tecido que você pretende usar. Portanto haverá uma grande diferença entre uma para jeans e para tule.
Bastidores de diferentes tamanhos são bastante desejáveis pois mantem o tecido bem esticadinho. Mas o bordado é livre e quem faz as regras é você.
Você também pode preferir fazer o risco da imagem que quer bordar. Para isso poderá contar com gabaritos de formas gráficas e letras do alfabeto.
No entanto nada impede que o seu risco seja à mão livre ou mesmo inexistente. Ou seja, você vai criando a imagem durante a própria sessão de bordado.
[h2 type=”2″ width=””]Bordado Livre para Iniciantes[/h2]
Se você nunca se aventurou no mundo de agulha, linha e bastidor não tem problema. O bordado livre não exige perfeição. Pelo contrário, ele abraça das produções mais simples às mais surpreendentes.
Você pode riscar um desenho do seu filho, por exemplo. E apenas se ocupar em cobrir os traços com um ponto plano com variadas cores de linha.[divider]
Mas que pontos são esses? Bom, se quiser começar agora pode aprender alguns bem básicos em vídeos com tutoriais gratuitos.
E se você se apaixonar de verdade pela experiência vale a pena se matricular num curso online. Alguns dos mais procurados são os da Domestika, do Clube do Bordado e da Casa Beta. Mas existe uma infinidade deles, inclusive com emissão de certificado.
Aqui foi usado um pedaço de feltro preto. A linha branca, em pontos muito fáceis, formou uma constelação em meio a um céu estrelado.
O poder da simplicidade![divider]
Mesmo as imagens mais iniciais já podem decorar uma ecobag, uma camiseta ou um boné.
Aliás o bordado livre, em franco crescimento no número de buscas na internet e hashtags no Instagram, já delineia uma nova moda em si só. E dentro de uma faixa etária bem mais jovem que a das vovozinhas.[divider]
Uma ótima dica é começar a treinar pontos sobre tecido de algodão cru.
Note que para produzir trabalhos incríveis não é necessário dominar as centenas de pontos do bordado. Você pode criar imagens fantásticas com uma só técnica, se quiser.[divider]
Uma das temáticas mais populares é a botânica. Que vai de cactos e vasinhos de plantas a florestas complexas.
É um exemplo de que os assuntos do bordado moderno são sempre bem atuais, se considerarmos a febre dos cantinhos verdes, por exemplo.
Não basta plantar. Tem que bordar![divider]
Muitas mulheres veem o novo bordado como uma maneira de lembrar de questões de empoderamento feminino. É um tema bastante recorrente.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Fundos Inovadores para o Bordado Livre[/h2]
Como já mencionamos o bordado livre permite o uso de qualquer tipo de tecido. O mais básico é o tal algodão cru. Mas até mesmo ele pode ser incrementado.
Que tal um toque de aquarela para criar um fundo encantador? Providencie alguns tons de tinta para tecido e dê umas pinceladas bem diluídas na superfície.
Espere secar antes de começar a bordar, é claro.[divider]
Tecidos coloridos também fazem parte da narrativa do seu bordado. Um pedaço de linho azul serve perfeitamente como o mar ou a piscina onde esta banhista flutua.[divider]
O tule traz um efeito delicadíssimo ao trabalho. Ao mesmo tempo sua trama sustenta pontos com firmeza.
Pode não parecer mas essas flores são muito fáceis de fazer. Podem enfeitar vestidos, véus ou simplesmente fazer parte da decoração da sua casa.
As adeptas do novo bordado ostentam suas criações com orgulho nas paredes, penduradas com bastidor e tudo.[divider]
Com um pouquinho mais de prática dá para dispensar o bastidor e bordar em cantinhos de roupas. Que tal um gatinho em cada gola?[clear]
[h2 type=”2″ width=””]A Arte do Novo Bordado Moderno[/h2]
O bordado livre permite tanta criatividade que tem sido reconhecido como uma forma de arte têxtil.
Neste exemplo vemos um rosto delineado com traços artísticos e o uso de retalhos diversos para criar texturas e volumes surpreendentes.[divider]
Um assunto muito pessoal e ao mesmo tempo fascinante é sua árvore genealógica. Veja como este trabalho ficou incrível.
Ele atesta que você pode bordar virtualmente qualquer coisa que imaginar.[divider]
Você pode extrapolar o mundo dos tecidos e bordar sobre papel. Vale a pena conferir esta técnica em tutoriais especiais.
Sobre o mapa da sua cidade ou seu bairro dá para usar linhas de diferentes tons em diferentes pontos para indicar as ruas.
Algumas artesãs preferem imprimir a base do bordado em tecido e fazer o restante do trabalho à mão.[divider]
Cenas aéreas também são um gênero bastante explorado…[divider]
… assim como espetaculares paisagens em 3D.[divider]
Extrapolar o bastidor também está na ordem do dia. Como este filtro de sonhos criado a partir de um simples bordado de mandala.[divider]
Às vezes o próprio bastidor faz parte fundamental da peça.
Aqui ele faz as vezes da borda de um lago tridimensional de carpas.
Maravilhoso!