Ideias Criativas para Bandeirinhas de São João

Escrito por

Bandeirinhas de São João são a marca registrada de todos o festejos juninos. A boa notícia é que você sempre pode inovar e substituir as feitas de papel de seda ou plástico por outros materiais muito charmosos. Confira algumas ideias.

Junho é o mês da celebração não apenas de São João como também de São Pedro e Santo Antônio. Como antigamente as imagens de santos eram gravadas em bandeirinhas, as festas eram cheias delas – e o hábito permanece até hoje, só que sem desenhos.

Na verdade, as bandeirolas das festas juninas não param de se transformar: elas adotam novas versões com materiais diferentes. Veja a seguir alguns modelos inovadores.

Molde para Bandeirinhas de Festas Juninas

Existem dois grandes modelos de bandeirinhas para festejos juninos: o de duas pontas laterais, que é o mais popular, e o de uma ponta central.

Abaixo você encontra o molde para o primeiro modelo:

molde de isopor bandeirinhasUma forma bem simples de riscar o formato da bandeirinha para o material a ser trabalhado é fazendo um gabarito numa bandeja de isopor (daquelas que acomodam alimentos em supermercados).

Então é só colocar o isopor gabaritado sobre o material, riscar com um lápis e cortar. Simples assim.

Novos Materiais para Bandeirinhas de São João

bandeirinhas de tecidoUma das tendências mais fortes é utilizar retalhos estampados para fazer bandeirinhas. Eles são coloridos e fáceis de manusear. Padrões como xadrez, chita, listras, poás e bandanas são os mais indicados. Mas as feitas de renda tem um encanto especial.

Você pode colar a extremidade retilínea da bandeirinha ao redor de um barbante, como é mais comum, ou também colar uma ao lado da outra, sem dobrar, numa grande extensão de fita, que pode variar do gurgurinho ao cetim.

bandeirinhas de crochêAmantes do crochê poderão colocar as agulhas à obra e fazer, à mão, bandeirinhas de várias cores. Pode ser que dê muito trabalho decorar todo o espaço assim; mas elas sempre podem ficar num local de destaque, como a porta de entrada ou na mesa de guloseimas.

O EVA também pode ser uma ótima ideia. A exemplo da sugestão anterior, o melhor é colá-lo diretamente sobre um barbate (neste caso, grosso) sem dobrar.

bandeirinhas jornalSe a ideia é reciclar papel, utilize jornais velhos. Para ficar mais interessante, você poderá cortar as folhas desta forma inteiriça e pendurá-las sem cola, simplesmente dobrando ao meio e encaixando no barbante.

O efeito preto-e-branco vai na contramão da proposta multicolorida de uma festa junina – mas possui uma elegância irresistível. Se quiser, cole botões coloridos ou outros elementos de armarinho para dar uma vibração extra.

Ainda na linha do papel, você pode reaproveitar páginas de revistas velhas ou até mesmo papel de presente guardado.

bandeirinha jutaA juta também é perfeita, pois remete à atmosfera rústica das localidades nordestinas do Brasil. Depois de cortadas, elas podem receber enfeites em tecido, para dar mais vida.

Outra dica é colar quillings (tirinhas de papel enroladinhas) em papel camurça, que simula a estética rústica.

O feltro, é claro, é outra opção incrível. Ele vem nas mais diversas cores; dessa forma, dá para formar uma tira de bandeirinhas em degradê. Aqui é importante costurar cada peça à máquina numa fita.