Festa de Aniversário com Temática Junina em Casa

Escrito por

Todos que fazem aniversário nos meses de junho ou julho contam com uma temática forte para celebrar: o São João. Saiba como fazer uma festa de aniversário junina em casa.

Festas juninas reúnem tudo o que uma festa de aniversário temática almeja: comidas e decoração típicas, músicas tradicionais, brincadeiras e até fantasia.

O que torna uma festa junina em casa tão especial é a possibilidade de, também, ensinar a todos um pouco mais sobre um traço marcante da cultura nacional.

Veja a seguir como trazer um arraía para dentro de casa e comemorar o aniversário do seu filho.

Defina a Identidade Visual da Festa

fogueira e toalha de chitão

Fogueira feita de troncos e milho sobre toalha de chitão

Existem alguns elementos que tornarão a sua festa de aniversário em casa com cara de São João.

Em primeiro lugar vem a palheta de cores: eleja uma cor principal (em geral vermelho ou azul) e o resto do arco-íris é secundário, mas obrigatório. Sim, quanto mais tons, mais junina a festa fica! E todos devem ser vibrantes.
No entanto, uma cor deve se sobressair. Ela dará um “rumo” ao visual geral. Laços, fitas e rendas devem estar em maior quantidade na hora de decorar.

Entre as estampas, se a festa for para meninas, o chitão florido ficará perfeito. Para meninos, prefira o xadrez bicolor, da cor principal mais o branco.

Materiais como palha, juta e barbantes são rústicos e tem tudo a ver com o espírito caipira. Eles dão ótimos saquinhos de pipoca ou de brindes.

A ideia é emprestar o máximo de vivacidade e alegria aos símbolos rurais brasileiros.

Decoração para Festa Junina em Casa

Assim como acontece com qualquer festa de aniversário em casa, libere o espaço para que os convidados possam circular: retire a mesa de centro e encoste poltronas e sofás na parede.
A única mesa será a do bolo – e ela deve estar coberta com uma toalha de chitão ou xadrez, conforme já sugerido.

Você poderá utilizar chapéus de palha para acomodar docinhos sobre a mesa. E também espalhar um pouco de pipoca pela superfície, para dar um ar mais espontâneo.

chapeu de palha docinhosSe quiser utilizar plantas, use margaridas simples ou girassóis para decorar a casa. No caso dos meninos, substitua as flores por vasinhos de vime com cactos: eles remetem ao agreste e ao sertão, locais clássicos dos festejos caipiras.

Os balões de ar devem obedecer à proposta multicolorida da ocasião. Para deixá-los ainda mais divertidos, desenhe neles um rosto de caipira com uma canetinha hidrocor preta.
E sim, lanternas e bandeirinhas coloridas também tem vez dentro de casa. Você poderá pendurá-las em barbantes amarrados em estantes, prateleiras ou outro móvel com altura elevada.

Também vale aderir, com fita durex, o barbante numa só parede, sem atravessar o cômodo. Se retirar dois quadros da mesma superfície, poderá amarrar o fio em cada um deles.

Se tiver esses objetos à disposição, espalhe pela casa um par de botinhas de caubói, um chapéu de couro, uma viola…

Improvise uma fogueira artificial utilizando pequenos troncos e milho verde cru, aonde as folhas e palhas da espiga natural fazem as vezes das chamas.

Quitutes para a Festa de Aniversário Junina

quitutes festa juninaO cardápio da festa junina de aniversário é um capítulo à parte. Você pode fazer pequenas adaptações aos docinhos normais. Adicione amendoim à receita do brigadeiro ou ainda mais coco ao beijinho, por exemplo.
No entanto, será ainda mais tradicional se substituir tudo pelos maravilhosos quitutes caipiras.

A lista é enorme: paçoca, canjica, cocada, pipoca, rosquinhas, fatias de milho cozido, canjica, batata-doce assada, maria mole, cajuzinho, pé de moleque, cuscus doce, maçã do amor, doce de abóbora…

Se quiser ser o mais “raíz” possível, faça um simples bolo de fubá para cantar parabéns. Sim, daqueles redondos com espaço no meio!

Caso opte por algo mais elaborado, encomende, com antecedência, um bolo decorado com motivos juninos. Modelos interessantes não vão faltar.

Músicas para Festa Junina em Casa

Dê preferência às músicas verdadeiramente tradicionais de São João: elas são únicas, muito animadas e fazem a ambientação perfeita para a festa caipira.

Forró, baião, xote e sertanejo de raíz são tocados por grandes nomes da música nacional, como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Pena Branca e Xavantinho. Até mesmo Chitãozinho e Xororó constam como próprios dessa cultura.
No entanto, lembre-se: sertanejo universitário é um movimento recente que não faz parte da tradição junina.

Na falta de espaço para contratar uma banda para tocar ao vivo, faça uma boa pesquisa nos melhores aplicativos de rádio e monte uma sequência bem longa, para não se preocupar em lembrar de novas músicas na hora.

Ao invés de uma grande quadrilha, organize com as crianças grupos de três ou quatro para fazer alguns passos típicos da dança.
E sim: dançar é uma ótima forma de substituir as gincanas que exigem grande espaço físico. Dá para baixar o som e brincar de estátua ou dança das cadeiras. É sempre divertido.

Correio elegante, com declarações de amor anônimas, também faz o maior sucesso. Ele pode acontecer logo depois das crianças improvisarem um casamento caipira, aonde o ou a aniversariante faz as vezes do noivo ou da noiva.