O stucco é um revestimento feito a partir de uma massa que proporciona um efeito visual marmorizado. Em geral é aplicado em portas, esquadrias de janelas, tetos e paredes.[clear]
Sua base pode ser de gesso, areia ou cola, dependendo do tipo de acabamento desejado.
As massas feitas com areia oferecem texturas mais rústicas; já as feitas com gesso secam mais rápido e proporcionam acabamento mais fino, assim como as com cola.
No caso do stucco de areia ou cola, sugerimos fazer a aplicação por partes de, no máximo, 30 centímetros de largura e de uma única vez, desde cima até embaixo, para não haver emendas.
Com gesso, sugerimos fazer a altura pela metade, ou seja, do teto à metade da parede e, em seguida, emendar da metade da parede até o chão, com a massa ainda fresca.
O uso da massa com gesso requer que o usuário tenha um pouco mais de experiência, uma vez que sua secagem é bem mais rápida e dependerá da quantidade de gesso em pó colocada na massa.
Esta técnica tem diversos tipos de acabamento e, dependendo da criatividade, os desenhos poderão ser feitos com bastante liberdade, porém deve-se tomar o cuidado de não misturar estilos.
Por exemplo: se começar com movimentos redondos, deve-se dar movimentos arredondados em toda a área, para haver unidade com emendas bem feitas.
[h2 type=”2″ width=””]Material[/h2]
- Recipiente
- Gesso em pó
- Massa Corrida
- Cola branca
- Tinta PVA
- Espátula
[h2 type=”2″ width=””]Preparo da Massa[/h2]
Colocar no recipiente a massa corrida e a cola na proporção de um copo de massa corrida para meio copo de cola. Misturar bem com a espátula, até que forme um creme.
Colocar, em seguida, duas colheres de sobremesa de gesso. Misture tudo até que forme uma pasta macia e cremosa.
Lembrar que, como a massa é feita com gesso, sua secagem é mais rápida. Não deverão ser retocadas as partes já texturizadas.
Poderá ser feita massa sem gesso, o que implicará numa consistência mais mole e mais vagarosa para secagem, que não é aconselhada para tetos e paredes, sob o risco de escorrer ou pingar.
Quaisquer “bolotas ou caroços” podem ser removidos raspando-os com espátula, após a secagem completa da superfície, que é de 24 horas.
Caso queira fazer movimentos paralelos e em grandes superfícies, sugerimos que use escova larga.
Pode também ser aplicada com vassoura de piaçava se quiser fazer desde a parte de cima até embaixo da parede, sendo que a “estriê”, neste caso, ficará mais fácil de ser executada.
Se for aplicado em teto, a massa deverá ser feita aos poucos e com uma consistência mais dura, ou seja, colocando mais gesso ou menos tinta acrílica, aplicando-a primeiro com espátula.
As ferramentas podem ser muitas, é só treinar um pouquinho e testar sua aplicação antes de começar de verdade!