[space][space]FIMO
A cerâmica plástica é utilizada para decoração de diversas superfícies como : vidro, madeira, metais, louças, entre outras.
É utilizada também na fabricação de pequenos objetos decorativos… miçangas, bolinhas, etc, para colares, pulseiras, broches, figuras, etc.[clear]
[h2 type=”1″]O que é massa Fimo – cerâmica plástica[/h2]
O nome Fimo é o nome do fabricante mais conhecido da massa, que hoje em dia passou a ser tambem o apelido mais usada para este tipo de massa de modelar, mas existem outras marcas como Sculpey, Cernit, Modelene e a Klymt e a Poliart, fabricadas no Brasil.
A massa Fimo é um polímero que resiste á água e fica muito duro(sólido) depois de cozido.
Após a cura, é totalmente resistente a água, podendo ser lixada, polida, envernizada (ver dicas), serrada, pintada e, inclusive retornar ao forno para a aplicação de algum detalhe de massa crua.
[h2 type=”1″]A criação[/h2]
Existem várias técnicas de criação para se obter os mais diversos efeitos.
Entre estas técnicas a MILLEFIORI ( Mil Flores ) , que consiste em fazer uma mistura de massas de cores diferentes, depois fazer um rolinho e depois cortar em pequenos pedaços que darão padrões únicos.
Pode-se fazer padrões em degrade, marmorizado, espirais, etc, com acabamento lixado e envernizado para se ter uma aparência de porcelana.
[h2 type=”1″]O cozimento [/h2]
[box type=”warning” align=”right”][h3 type=”2″]Atenção[/h3]
A massa fimo é tóxica por ser fabricada com produtos á base de petróleo.
Evite de tocar os olhos ou a boca com as mãos enquanto trabalha, o contato com cicatrizes também não é recomendado.
Lave bem as mãos “sempre” após o trabalho.
A ingestão deste produto também pode ser perigosa, por isto não é recomendado que seja usado ou deixado á mão de crianças com menos de oito anos!
[/box]
[space][space]Depois de trabalhada a massa é levada ao forno a 110° C/130° C durante 30 minutos, para endurecer ( este tempo também depende do tamanho das bolinhas, etc, e da marca da massa utilizada ).
A melhor coisa é sempre seguir as instruções do fabricante.
Um cozimento a uma temperatura mais elevada ou mais demorada pode provocar gases tóxicos.
Então é aconselhável que mesmo respeitando as indicações do fabricante ( temperatura e tempo de cozimento), arejar bem o local de trabalho e o forno depois de utilizado, o ideal seria ter um forno só para o trabalho.
Como a temperatura é relativamente baixa não exige um forno especial.
Para resfriar as peças mais rapidamente você pode passa-las em água fria, principalmente se esta usando uma massa translucida.