O Brasil tem vasto território e a maior parte dele recebe radiação solar em ângulo próximo a 90 graus em relação ao horizonte (sol a pino) durante o verão.Tal fato coloca o país entre os de maior insolação no mundo. Durante o verão, a população busca atividades ao ar livre com maior frequência, transformando parques, clubes e praias em locais de grande concentração de pessoas. Nesse contexto, torna-se muito importante a proteção contra os raios solares, na forma de protetor ou bloqueador solar.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Principais Motivos para Usar o Protetor ou Bloqueador Solar[/h2]
Os efeitos da radiação ultravioleta sobre a pele são
- Queimadura (eritema): comum em pessoas de pele mais clara, e principal motivo pelo qual os indivíduos buscam proteger-se do sol;[space]
- Câncer de pele: corresponde a 25% de todos os tipos de câncer do corpo humano;[space]
- Envelhecimento da pele.[space]
Para evitar os efeitos deletérios da luz solar, entram em cena os protetores ou filtros solares, palavras sinônimas. Tais produtos são amplamente consumidos, no Brasil, e absorvem os raios ultravioleta.
Segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o país responde por 23% do mercado mundial.
[h2 type=”2″ width=””]Protetor Solar: Qual Graduação de FPS Escolher?[/h2]
Apesar do enorme mercado consumidor, nem todos os usuários utilizam o produto de maneira adequada.
Atenção à quantidade de protetor solar aplicada, às partes do corpo nas quais se aplica e à escolha do fator de proteção solar (FPS).
Estes são os principais aspectos envolvidos no uso da substância.
Se a pessoa vai à praia ou à piscina, o fator de proteção deve ser pelo menos 30. Principalmente se a pele for clara. Para peles escuras, fator 15 é suficiente.
O FPS é o principal índice de eficácia do protetor solar. Ele mostra a capacidade para evitar as queimaduras.
O número 30 significa que o produto protege 30 vezes mais que o tempo durante o qual o indivíduo se bronzearia.
Para ser mais claro: se a pessoa fica com a pele vermelha após 20 minutos de exposição ao sol, sem protetor, com o produto, ela ficaria protegida por 10 horas (600 minutos).
Recomenda-se o uso de filtro solar em todas as partes do corpo expostas. No cotidiano, deve-se aplicar protetor no rosto e nos braços inclusive.
Em dias de lazer, duas camadas do produto devem ser passadas no corpo. Ou uma colher de chá para o rosto e para o pescoço, duas colheres de chá para o peito e para as costas, uma colher de chá para cada braço e duas para cada perna.
Se a pessoa tem pele seca ou mista, deve usar produtos em creme ou loção. Se tem pele oleosa, produtos em gel ou “oil-free”, para evitar o aparecimento de espinhas e o “brilho” característico desse tipo de pele.
O usuário deve aplicar o protetor 15 a 30 minutos antes da exposição aos raios solares. E repetir a aplicação a cada duas horas.
[h2 type=”2″ width=””]Peles Muito Claras ou Sensíveis: Escolha o Bloqueador Solar[/h2]
Existem ainda os bloqueadores solares, que refletem a radiação ultravioleta e apresentam óxido de zinco ou dióxido de titânio em sua composição.
Eles também tem fator de proteção (FPS).
Geralmente são usados por pessoas de pele muito clara e sensível. Ou em áreas do corpo submetidas a cirurgias ou após realização de “peeling”.
[h2 type=”2″ width=””]Só Filtro Solar Não Basta para se Proteger do Sol[/h2]
Além do uso de filtro solar, outras medidas merecem destaque na estação mais quente do ano.
[h3 type=”2″]Roupas e Acessórios[/h3]
Vale a pena usar chapéu e roupas escuras, pois elas retêm cerca de 90% da radiação ultravioleta e conferem, portanto, maior proteção.
Os chapéus são recomendados principalmente para os indivíduos calvos. O acessório deve ter aba circular e larga e ser feito com tecido mais espesso.
Deve-se evitar o banho de sol entre as 10 horas da manhã e as 4 da tarde; a faixa do meio-dia é a pior.
A radiação solar é capaz de causar danos graves aos olhos, como a catarata. Dessa forma, não se deve esquecer dos óculos de sol quando a praia ou a piscina fizerem parte da recreação.
As sombras naturais (copas das árvores) e artificiais (guarda-sol e barraca) são formas simples e eficientes de proteção contra a luz do sol. As coberturas maiores, com tecido mais escuro e espesso são as melhores.
[h3 type=”2″]Alimentação[/h3]
No verão, eleve o consumo de alimentos saudáveis. Carnes magras e grelhadas, como frango e peixe, devem ter preferência frente à carne vermelha.
Frutas, legumes e verduras com grande quantidade de água e fibras também devem fazer parte do cardápio.
Elas contribuem para a hidratação corporal, sobretudo de crianças e idosos.
A água é fundamental para a pele.